O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será um dos grupos com maior presença na 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial aplicada à Educação (AIED 2024), que começa nesta segunda-feira (08) e vai sexta-feira (12) no Recife (PE). É o maior evento da área e acontece pela primeira vez na América Latina.

Para mostrar o robusto trabalho do NEES foi montada uma landing page especialmente para a conferência. O NEES é um dos apoiadores do evento e tem dois pesquisadores na organização: Ig Bittencourt (atual diretor geral do NEES), na coordenação geral, e Rafael Mello, na coordenação local.

Na landing page os visitantes terão acesso a um formulário de cadastro onde vão indicar áreas de interesse e de atuação. Dessa maneira, o NEES terá um banco de pesquisadores que poderão futuramente integrar o time do núcleo. 

Para possibilitar a inovação e a transformação social, é importante garantir que o conhecimento gerado nas universidades seja compartilhado com a sociedade. Por isso, há uma seção onde estão disponibilizados artigos científicos relevantes produzidos pelo time do NEES com o tema de IA e educação.

Os visitantes virtuais também terão acesso a quatro vídeos e quatro folders que mostram, de forma simples, produtos desenvolvidos pelo NEES em parceria com o Ministério da Educação. Um deles é um sistema de alerta preventivo dos riscos de abandono e evasão escolar. Outro é um aplicativo para correção de textos sem necessidade de internet.