NEES, MEC, FNDE e RNP se reúnem para discutir ações e melhorias para o PNLD

Integrar as equipes, identificar desafios, melhorar os processos e planejar ações para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Com esses objetivos, aconteceu em Maceió, nestas quinta e sexta-feira (dias 22 e 23), o Fórum de Integração Projetos PNLD. O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), que participa de várias etapas do programa, coordenou o evento.

Além do NEES estavam membros do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e de outras instituições de ensino.

O PNLD é a política pública educacional mais antiga do Brasil, criada em 1937. Tem a finalidade de adquirir e distribuir gratuitamente milhares de livros para alunos e professores de escolas públicas da educação básica. Somente para o ano letivo deste ano foram beneficiados cerca de 31 milhões de estudantes, segundo o MEC.

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Jornada da Equidade Educacional avança na Região Amazônica

Com uma diversidade geográfica que chama a atenção – há escolas em áreas ribeirinhas, quilombolas e no campo, distantes das que ficam na zona urbana – Cametá, no Pará, conta com pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para implementar ações que buscam melhorar a aprendizagem dos alunos da rede municipal.

A cidade fica a 637 quilômetros da capital Belém e é a primeira da Região Norte a receber a Jornada da Equidade Educacional, iniciativa do NEES voltada para municípios brasileiros de pequeno porte e que enfrentam desafios na oferta de educação de qualidade. A Jornada é também realizada em duas cidades do Nordeste: Limoeiro, em Pernambuco, e São Sebastião, em Alagoas.

FORMAÇÃO

Uma equipe do NEES esteve em Cametá, esta semana, para realizar formação com professores, coordenadores e demais profissionais da educação municipal. Os pesquisadores também apresentaram resultados de uma avaliação diagnóstica feita no primeiro semestre, de português e matemática, com alunos das turmas de 2º, 5º  e 9º ano do ensino fundamental

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Rondônia recebe o primeiro Núcleo de Inovação da RIEH

O Estado de Rondônia, na Região Norte, é a décima unidade federativa a receber um  Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A inauguração do novo núcleo aconteceu nesta terça-feira (13) em Porto Velho. O espaço multimídia está funcionando na  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brasília, localizada no bairro Embratel, na capital rondoniense. 

O Núcleo de Inovação terá como foco a realização de formações para professores, a produção de materiais didáticos digitais e o desenvolvimento de projetos que integrem o ensino presencial e a distância. 

O NEES e o MEC já entregaram 22 núcleos no País. Dispõem desses espaços de inovação as redes estaduais de ensino de Alagoas, Acre, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Pará. Até o final de 2025, a meta da RIEH é ter 52 Núcleos de Inovação em 23 Estados e no Distrito Federal.

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NEES retoma terceira etapa do Programa de Promoção da Equidade Educacional na cidade alagoana de São Sebastião

Pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) estiveram na cidade alagoana de São Sebastião, nos dias 30 e 31 de julho, para retomar a terceira etapa do Programa de Promoção da Equidade Educacional.

A iniciativa faz parte da Jornada da Equidade Educacional, ação desenvolvida pelo NEES cujo objetivo é ajudar municípios de pequeno porte a melhorarem a aprendizagem dos seus alunos. Além de São Sebastião, a jornada é realizada nas cidades de Limoeiro, em Pernambuco,  e Cametá, no Pará. 

O diretor geral do NEES,  Ig Bittencourt,  e o pesquisador Seiji Isotani, ambos fundadores do Núcleo, fizeram a palestra de abertura no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião. Participaram professores, gestores e monitores do Programa de Promoção da Equidade Educacional.

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Fundador do NEES, Seiji Isotani recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Computação

Foto: Divulgação

O pesquisador Seiji Isotani, um dos fundadores do Núcleo de Excelência e Tecnologias Sociais (NEES), recebeu o Prêmio Tércio Pacitti 2024, que homenageia anualmente pesquisadores da comunidade nacional que se destacam pela inovação na área de educação em computação.

O prêmio é concedido pela Sociedade Brasileira de Computação e foi entregue na cerimônia de abertura do congresso anual da entidade, na última segunda-feira (22), em Brasília. É o maior evento de computação e TI da América Latina e reúne cerca de 2 mil pessoas na capital federal. 

Seiji é professor da Universidade de São Paulo (USP). Será, a partir do próximo ano, o presidente da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação (International Artificial Intelligence in Education Society, IAIED). É a primeira vez que um brasileiro assume o comando da IAIED.

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NEES é o grande destaque da Conferência Mundial de IA aplicada à educação, realizada pela primeira vez no Brasil

Foto: @zine.cc

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) foi um dos grandes destaques da maior conferência de Inteligência Artificial aplicada à educação, realizada esta semana no Recife (PE). Um dos apoiadores do evento e com dois pesquisadores na coordenação da conferência, o NEES levou um time de 40 pessoas para mostrar o trabalho que realiza em prol da educação, especialmente nas redes de ensino brasileiras.

A 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial aplicada à Educação (AIED 2024) aconteceu de 8 a 12 de julho na capital pernambucana. Foram cerca de 500 participantes, entre presenciais e online. Pesquisadores, cientistas, professores, estudantes, gestores públicos, representantes do terceiro setor e da indústria do Brasil e de mais 40 países do mundo debateram assuntos importantes relacionados à IA e à educação.

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Pesquisador do NEES, Seiji Isotani mostra na AIED 2024 como o NEES desenvolve tecnologia em contextos desafiadores

Foto por: @zine.cc

Como a tecnologia, com o uso de Inteligência Artificial, pode melhorar a educação para alunos, professores e escolas, em contextos desafiadores, como falta de acesso à internet ou de equipamentos? O que o Brasil tem feito, como políticas públicas, nesse sentido?

Essas foram algumas das indagações que um dos fundadores do NEES, Seiji Isotani, respondeu durante palestra nesta quarta-feira (10), na 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), que acontece no Recife (PE) até o dia 12 de julho. 

Para um público atento e instigado, formado por cientistas, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros 40 países, Seiji apresentou o conceito denominado “AIED Unplugged“, metodologia inovadora criada pelo NEES, sob a liderança dele,  para integrar tecnologias de IA em ecossistemas educacionais sem exigir modificações de infraestrutura, acesso à internet ou alfabetização digital avançada.

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Ex-ministra da Educação da Croácia faz palestra de abertura da AIED 2024, no Recife

Blaženka Divjak | Foto por: @zine.cc

A Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada para a educação, contribuindo para o trabalho dos professores, aprendizagem dos alunos e tomada de decisões dos gestores públicos. Mas também pode trazer prejuízos. Por isso, Blaženka Divjak, ex-ministra da Educação e Ciência da Croácia, defende que é fundamental discutir as implicações do seu uso na educação para tirar o melhor proveito dela.

Blaženka Divjak participou, nesta terça-feira (09), da abertura oficial da 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial aplicada à Educação (AIED 2024), mais concorrido e importante evento científico de inteligência artificial e educação do mundo. Acontece até a próxima sexta-feira (12) no Recife. 

“A inteligência artificial pode ser uma assistente poderosa ou uma ameaça. O desafio é como utilizá-la da melhor forma. Precisamos discutir a sua regulamentação, o uso ético, como usar as ferramentas para melhorar o aprendizado dos alunos”, destacou Blaženka. O tema da conferência é “IA na Educação para um Mundo em Transição”.

A conferência reúne cerca de 500 participantes, entre presenciais e virtuais. Há representantes de pelo menos 30 países (Estados Unidos, Alemanha e Japão são os com mais pessoas).  O objetivo é discutir o alinhamento das tecnologias de inteligência artificial com práticas pedagógicas, políticas educacionais e como ferramenta para uma aprendizagem equitativa.

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Confira a participação dos pesquisadores do NEES na AIED 2024, no Recife, entre 8 e 12 de julho

Pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) vão apresentar artigos, participar de painéis e dar palestra na 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial aplicada à Educação (AIED 2024), mais concorrido e importante evento científico de inteligência artificial e educação do mundo. E que pela primeira vez acontecerá na América Latina.

A AIED 2024 começa nesta segunda-feira (08) e vai até dia 12 de julho, no Recife, com o tema “IA na Educação para um Mundo em Transição”. Vai discutir o alinhamento das tecnologias de inteligência artificial com práticas pedagógicas, políticas educacionais e como ferramenta para uma aprendizagem equitativa. O time do NEES, na conferência, será formado por 28 pesquisadores.

A coordenação nacional e a local do evento estão nas mãos de dois membros do NEES: Ig Bittencourt (atual diretor geral do NEES) e Rafael Ferreira Mello, respectivamente. 

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AIED 2024: NEES cria landing page para divulgar artigos, apresentar projetos e cadastrar novos pesquisadores

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será um dos grupos com maior presença na 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial aplicada à Educação (AIED 2024), que começa nesta segunda-feira (08) e vai sexta-feira (12) no Recife (PE). É o maior evento da área e acontece pela primeira vez na América Latina.

Para mostrar o robusto trabalho do NEES foi montada uma landing page especialmente para a conferência. O NEES é um dos apoiadores do evento e tem dois pesquisadores na organização: Ig Bittencourt (atual diretor geral do NEES), na coordenação geral, e Rafael Mello, na coordenação local.

Na landing page os visitantes terão acesso a um formulário de cadastro onde vão indicar áreas de interesse e de atuação. Dessa maneira, o NEES terá um banco de pesquisadores que poderão futuramente integrar o time do núcleo. 

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