RIEH inaugura mais um Núcleo de Inovação, desta vez em Maceió

Com informações da Assessoria de Comunicação da RIEH

Ranilson Paiva, André Magno e Ibsen Bittencourt

A Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) inaugurou mais um Núcleo de Inovação, desta vez em Maceió, capital de Alagoas.  Os núcleos são um importante equipamento tecnológico para viabilizar a implementação da educação híbrida nas escolas públicas de ensino médio de 23 Estados e Distrito Federal que aderiram à RIEH.

A inauguração aconteceu na última quarta-feira (08). O  núcleo foi instalado no Ginásio Lauthenay Perdigão. Maceió  já contava, desde o ano passado, com outro núcleo de inovação no câmpus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No total, estão previstos 52 núcleos no País.  Em abril, começaram a funcionar espaços semelhantes em Natal (RN) e em Brasília (DF). 

A RIEH é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). É uma estratégia da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens e visa fornecer apoio técnico e infraestrutura para promoção e desenvolvimento da educação híbrida nas redes públicas de ensino.

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NEES participa de jornada pedagógica em São Sebastião

Os desafios e as oportunidades para transformar a educação com inclusão e equidade são tema da Jornada Pedagógica realizada na cidade alagoana de São Sebastião e que contou com a participação de pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). 

Na abertura, na noite da última terça-feira (07), houve uma palestra do diretor executivo de Operações do NEES, Leonardo Brandão, e da coordenadora do Programa de Promoção da Equidade Educacional, Mina Isotani.

São Sebastião é uma das três cidades brasileiras onde o NEES desenvolve a Jornada da Equidade Educacional, iniciativa voltada para ajudar municípios de pequeno porte a melhorarem a aprendizagem dos seus estudantes e vencerem outros problemas educacionais. O projeto é realizado também em Limoeiro (PE) e Cametá (PA).

Na cidade alagoana, o diferencial da proposta foi a melhora do desempenho entre estudantes das zonas rurais e promoção da aprendizagem de forma equitativa entre os participantes. 

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Pesquisadora do NEES debate educação híbrida na Bett Educar

Alessandra Debone (E) e Lilian Bacich debateram sobre a educação híbrida e o desenvolvimento integral dos estudantes. Conversa foi mediada pelo jornalista João Felipe Cândido

A educação híbrida foi um dos temas abordados durante a Bett Brasil, maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina que aconteceu em São Paulo entre 23 e 26 de abril. A coordenadora de implantação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), Alessandra Debone, foi uma das palestrantes.

A RIEH é uma iniciativa do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Alessandra Debone e a diretora da Tríade Educacional, Lilian Bacich, debateram sobre a educação híbrida e o desenvolvimento integral dos estudantes.

“A educação híbrida permite uma maior autonomia do estudante perante o seu aprendizado. Falamos sobre os desafios da implementação desse modelo e como rodar isso dentro da sala de aula”, destacou Alessandra.

Ela apresentou exemplos de aplicabilidade da educação híbrida dentro da RIEH e como os Estados brasileiros estão se preparando e formando os seus professores. Alessandra citou a experiência do Acre, de Pernambuco e do Distrito Federal. 

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Na Universidade de Yale, pesquisador Seiji Isotani, do NEES, fala sobre IA Generativa e os impactos na educação básica e no ensino superior

Seiji Isotani

As potenciais aplicações da Inteligência Artificial (IA) Generativa e os impactos na educação básica e no ensino superior foram tema de uma palestra ministrada pelo pesquisador Seiji Isotani na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Ele foi convidado para participar de um debate sobre o assunto no dia 30 de abril.

O evento foi organizado pelo Yale Poorvu Center for Teaching and Learning, com o objetivo de fomentar a troca de experiências e pensar nas práticas pedagógicas que vão viabilizar a formação de pessoas mais preparadas para liderar com um mundo onde as tecnologias de IA estarão permeando todas as atividades do nosso dia a dia.

Seiji é docente da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). Atualmente é professor visitante de educação na Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos. Entre suas áreas de pesquisa estão gamificação na educação, Sistemas Tutores Inteligentes (ITS) e Inteligência Artificial na Educação (AIED).

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Projetos do NEES são apresentados ao educador Mozart Ramos

Foto: Reprodução

Os projetos que o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) desenvolve para a educação pública brasileira foram apresentados, na última segunda-feira (29), para o educador Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Também para secretários e gestores municipais de Educação de Alagoas.

Mozart participou de uma reunião liderada pelo reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, em Maceió. No encontro foi assinado um termo de parceria para a cátedra da USP realizar um trabalho, juntamente com a Ufal, em 10 cidades alagoanas.

“A reunião foi muito importante pois apresentamos para Mozart, secretários e gestores municipais da Educação, o que estamos desenvolvendo no NEES”, explicou o diretor executivo de Gestão do NEES, Edmilson Fialho. O NEES tem ações, por exemplo, no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e no Programa Pé-de-Meia, ambas iniciativas do Ministério da Educação (MEC).

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NEES realiza fórum de integração dos projetos do PNLD

Imagem de Freepik

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) realiza em Maceió, nos dias 2 e 3 de maio, um fórum de integração dos projetos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O núcleo atua em diversas etapas do programa federal. 

O encontro vai reunir coordenadores ou gerentes técnicos de seis TEDs. O evento tem como objetivos o detalhamento para mapeamento geral dos processos do PNLD, com identificação dos desafios, otimização das atividades e identificação de intersecção entre os projetos.

A abertura do fórum, na manhã do dia 2 de maio, será feita pela diretoria do NEES. Em seguida haverá a apresentação de seis TEDs, nesta ordem: Inteligência Aumentada Triagem PNLD (TED 10320), PNLD Avaliação Pedagógica (TED 10965), Gestão do Conhecimento do PNLD Formação (TED 10523), Dashboard Guias Digitais PNLD (TED 13246), Insumos de Qualificação de REDs (TED 11470) e Projeção Alunado (TED 11668).

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Direção do NEES prestigia posse do reitor da UFAL, Josealdo Tonholo, em Brasília

Ministro Camilo Santana deu posse ao reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, em cerimônia realizada em Brasília

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, tomou posse oficial do segundo mandato à frente da instituição numa cerimônia realizada em Brasília na última quarta-feira (24). O vice-diretor geral do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), André Magno, e o diretor executivo de Gestão, Edmilson Fialho, acompanharam a solenidade.

Coube ao ministro da Educação, Camilo Santana, dar a posse a Josealdo Tonholo e a mais outros 24 reitores de universidades e institutos federais, eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica. A cerimônia aconteceu no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na capital federal. 

“Tonholo é um reitor diferenciado. Ele tem um perfil extremamente inovador. É um reitor que incentiva o NEES a crescer cada vez mais e não mede esforços para nos ajudar e divulgar o nosso trabalho”, destacou Fialho. “Em todos os momentos em que ele tem a oportunidade de incentivar não só o NEES,  mas outros programas da Ufal, ele o faz de forma aberta”, acrescentou o diretor executivo do NEES.

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Nove pesquisadores do NEES recebem certificação da Harvard Kennedy School, uma das principais escolas de políticas públicas do mundo

Harvard Kennedy School, retratada em 2017. Por Caleb D. Schwartz

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) em políticas públicas de educação no Brasil ganhou um reforço importante. Nove pesquisadores do núcleo concluíram especialização numa das principais escolas de políticas públicas do mundo, a Harvard Kennedy School, ligada à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A formação vai impactar positivamente em iniciativas governamentais que contam com membros do NEES, como a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) e o Sistema Gestão Presente, que forneceu a base de dados para o Programa Pé-de-Meia, ambas iniciativas do Ministério da Educação (MEC). 

Os nove pesquisadores que receberam a certificação são Alan Pedro, Alessandra Debone, Diego Dermeval, Ig Bittencourt, Paula Palomino,  Rafael Ferreira Mello, Ranilson Paiva,  Seiji Isotani e Thomaz Veloso. Outros membros do NEES estão realizando cursos na mesma instituição.

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Rede de Inovação para Educação Híbrida, parceria do NEES e MEC, inaugura novo núcleo no Distrito Federal

(Com informações da Ascom do MEC)

Foto: Reprodução/MEC

A capital federal é a mais nova cidade a ter um Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH). A inauguração ocorreu no último dia 19 de abril e contou com representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O núcleo do Distrito Federal fica nas instalações da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF), no Auditório do Espaço Cultural Neusa França, localizado no Shopping ID, em Brasília

No total, estão previstos 52 núcleos de inovação em 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal.  A unidade de Brasília é um dos 17 núcleos que já estão concluídos. A meta do governo federal é que todas as 52 unidades no País sejam inauguradas até o final de 2025. O próximo núcleo a ser inaugurado será em Alagoas, no dia 8 de maio.

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Observatório de Equidade Educacional discute futura parceria com IBGE

Imagem de Freepik

Relatórios e estudos do Observatório de Equidade Educacional, iniciativa do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) com o Ministério da Educação (MEC), poderão receber um reforço importante a partir da inclusão de dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PenSE).

A PeNSE é uma pesquisa com alunos adolescentes de escolas públicas e privadas. É realizada desde 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o apoio do MEC.

“Estamos alinhando uma futura parceria com o IBGE para aproveitar o banco de dados da PeNSE. Há muitas informações de saúde e educação que nos ajudarão a entender melhor os contextos escolares”, explica a coordenadora geral do Observatório de Equidade, Angelina Vasconcelos. O NEES é vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

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