Foto por: Filipe Araújo/ MinC

Pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), estão contribuindo para o desenvolvimento da Plataforma de Streaming Público, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) através da Secretaria do Audiovisual (SAv). Uma versão inicial da plataforma foi apresentada em Brasília, na semana passada, para integrantes do governo federal.

A nova plataforma visa democratizar o acesso a produções audiovisuais brasileiras, oferecendo filmes nacionais gratuitamente. Além disso, será voltada para escolas, atendendo à Lei 13.006/2014, que prevê a exibição obrigatória de conteúdos audiovisuais nacionais nas instituições de ensino.

No dia 9 de setembro foi realizada uma oficina de capacitação para parceiros do MinC e representantes de outros ministérios. Durante o evento, os participantes receberam instruções sobre a plataforma, que será testada por um período de 15 dias. Ao final, serão coletadas sugestões de melhorias. A oficina aconteceu no auditório da Secretaria do Audiovisual.

No dia seguinte, 10 de setembro, a plataforma foi apresentada ao chefe de gabinete do MinC, Francisco Szabó Correia Guerreiro; e à Secretaria Executiva, com as presenças do secretário executivo, Márcio Tavares dos Santos; o secretário executivo adjunto, Cassius Antonio da Rosa; e a subsecretária de Gestão Estratégica, Letícia Schwarz. Também estiveram presentes a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, e a diretora de Preservação e Difusão Audiovisual, Daniela Fernandes.

O desenvolvimento da plataforma é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual, o NEES e consultoria contratada via Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), com o acompanhamento da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Inovação (STII/MinC).

Representando o NEES, participaram o coordenador do projeto, Thiago Cordeiro; e a vice-coordenadora, Luciana Santa Rita, além do gerente do projeto, Aluísio Rego, e o gerente de produto, Anderson Gusmão.