O prédio do Observatório da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), que está sendo construído no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, ficará pronto neste mês de setembro, dois meses antes do prazo previsto. A obra, financiada pelo Ministério da Educação (MEC), começou em agosto do ano passado. Pelo cronograma inicial terminaria em novembro deste ano.

A RIEH é uma iniciativa do MEC em parceria com UFAL e o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). É uma estratégia da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens e visa fornecer apoio técnico e infraestrutura para promoção e desenvolvimento da educação híbrida nas redes públicas de ensino do Brasil.

Com capacidade para 250 pessoas, o observatório vai abrigar um dos Núcleos de Inovação da RIEH. Nesses espaços há equipamentos para que professores da educação básica produzam materiais didáticos digitais e desenvolvam projetos que integrem o ensino presencial e a distância.

Com térreo e primeiro andar, o prédio tem estúdio, ilha de edição, sala administrativa, banheiros, sala de amamentação e fraldário e mais 11 salas para reuniões e planejamentos. “O prédio é todo automatizado, com captação de água e energia solar”, destaca o coordenador nacional da RIEH e professor da Ufal, Ibsen Bittencourt.

Estão previstos, até o final de 2025, 52 Núcleos de Inovação da RIEH em todo o País. Até agora foram entregues 24 nos Estados de Alagoas, Acre, Rio Grande do Norte, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e no Distrito Federal. “São espaços com alto potencial para produção de material para fomentar a educação híbrida no Brasil”, afirmou Ibsen.

VISITA TÉCNICA

Ibsen acompanhou membros da governança do NEES e pesquisadores numa visita à obra no campus da Ufal no final de agosto. Estavam presentes Ig Bittencourt, Edmilson Fialho, Seiji Isotani, Alessandra Debone, André Magno e Thomaz Veloso. Também participaram o chefe de gabinete da Ufal, João Paulo Almeida, e o engenheiro técnico e servidor da universidade responsável pela obra, Márcio Ferreira.

Alagoas já conta com dois Núcleos de Inovação. O primeiro, inaugurado em dezembro de 2022, também funciona na Ufal, dentro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC). O segundo fica também em Maceió, no Ginásio Lauthenay Perdigão, no bairro de Trapiche da Barra, e foi inaugurado em maio deste ano. O Estado deve ganhar mais um núcleo, desta vez na cidade de Arapiraca. O prédio está em fase final de construção.