Foto: Reprodução

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) , ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desenvolve importantes ações e projetos para a educação pública brasileira em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Algumas dessas iniciativas foram apresentadas para o presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), na última quarta-feira (13), em Brasília.

O diretor geral do NEES, Alan Pedro, que também é professor da Ufal, participou da reunião juntamente com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo. O convite para participação do NEES partiu do dirigente da universidade. 

“Foi uma agenda entre a Ufal e o deputado Rafael Brito. O reitor Tonholo nos convidou para que a gente apresentasse os resultados que o NEES tem proporcionado para a educação do Brasil nos diversos programas e políticas que estamos envolvidos”, explicou Alan Pedro.

 

O NEES participa, por exemplo, de importantes etapas do Programa Nacional do Livro Didático e do Material  (PNLD), do governo federal. Somente este ano, o MEC vai distribuir 194 mil livros a 31 milhões de estudantes, o que soma um investimento de R$ 2 bilhões. 

Foi também o NEES que desenvolveu o Sistema Gestão Presente, responsável por congregar todos os dados dos alunos e redes de ensino que vão alimentar o Programa Pé-de-Meia. É uma das maiores iniciativas do governo federal que pagará bolsas mensais para que estudantes de baixa renda do ensino médio permaneçam na escola e concluam a educação básica.

 

FORTALECIMENTO

 A Frente Parlamentar Mista da Educação reúne 221 parlamentares, entre deputados e senadores. Tem como propósito trabalhar para que o direito à educação de qualidade seja assegurado às crianças e aos jovens brasileiros,  principalmente no ensino público, independente da gestão à frente do governo federal.

“A reunião com o deputado Rafael Brito foi importante para estreitar o laço da Ufal e do NEES com o Congresso Nacional para que a gente possa aumentar ainda mais os resultados das políticas que estamos trabalhando”, comentou o diretor geral do NEES.