Pular para o conteúdo

Formação em educação híbrida para docentes, realizada pelo MEC e RIEH, reúne professores em Alagoas e Goiás para encontros presenciais

25 de abril de 2025

Professores das redes estaduais de Alagoas e Goiás participaram presencialmente, essa semana, de formação em educação híbrida oferecida pelo Ministério da Educação (MEC) através da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH).  O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) é quem coordena a rede, em parceria com o governo federal.

Voltado para profissionais do ensino médio de escolas públicas, o curso “Educação Híbrida para docentes: da compreensão à prática pedagógica” é o primeiro do país sobre o tema, segundo o MEC, destinado a professores da educação básica e integra a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens. Na próxima semana haverá encontros nos Estados de Roraima e Rondônia. 

Até agosto, os participantes de todo o País percorrerão cinco ecossistemas educativos.  Entre os pontos a serem abordados, estão: escola como espaço de vivências da educação híbrida; ferramentas e recursos didáticos digitais; recursos educacionais digitais; e educação híbrida na perspectiva da comunidade escolar.

Os professores vão elaborar um plano de aula multidisciplinar por escola participante, que terá como base o conceito de educação híbrida. O plano terá aplicação prática e os relatos de experiência da atividade vão compor um e-book. 

O objetivo do MEC é que os professores compreendam as possibilidades da educação híbrida no contexto da Política Nacional do Ensino Médio e da Política de Educação Digital, descobrindo e construindo caminhos para planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas híbridas em suas práticas e escolas. 

NÚCLEOS

Em Alagoas, a aula presencial foi realizada na última quinta-feira (24) no Núcleo de Inovação do LabCrie, em Maceió, e contou com 31 docentes. Participaram do encontro a coordenadora e a coordenadora adjunta da RIEH no Estado,  Andrea Maciel e Andrea Alves, respectivamente; e as consultoras de Implementação da RIEH, Marielle Azoubel e Andréa Luz, além dos mediadores Cícera Malheiro e Rodrigo Rodrigues.

Em Goiás, na capital do Estado, o evento reuniu 36 professores e foi organizado pela chefe de núcleo do Ensino Médio, Lauriane de Lourenço. Estavam presentes a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli; a diretora pedagógica, Alessandra Almeida; a diretora de Política Institucional, Vanessa Carvalho, a superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Curricular e coordenadora da RIEH em Goiás, Nayra Claudiane Guedes,  e o coordenador de Comunicação Setorial  e coordenador adjunto da RIEH em Goiás, Marcley Matos. 

Do NEES, participaram, pela RIEH,  o coordenador-geral da rede, Ibsen Bittencourt, a consultora técnica e coordenadora do curso Daniela Lima, a coordenadora de Implementação, Samantha Valêncio, e a consultora Jéssica da Silva.

(Com informações das Assessorias de Comunicação da RIEH e do MEC)

Matérias Relacionadas

Traduzir