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História do NEES

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), vinculado ao Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL),  foi fundado em 2011 pelos pesquisadores Alan Pedro da Silva, Ig Ibert Bittencourt e Seiji Isotani. Nasceu do desejo desses três professores de impactarem positivamente a educação, em especial a rede pública, por meio da transformação digital.

Ig e Seiji se conheceram em 2007 durante a International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED), o maior evento de inteligência artificial aplicada à educação do mundo, que naquele ano aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos. Eram os únicos brasileiros na conferência. Foi lá que eles perceberam a necessidade de trabalhar mais fortemente a pesquisa na área de informática aplicada à educação para melhorar a realidade educacional do Brasil. 

Nos anos seguintes, fortaleceram a ideia, investiram em pesquisas e na qualificação acadêmica, com a conclusão de doutorados. A eles se juntou Alan Pedro.

Ingressaram como docentes do ensino superior. Ig na Ufal, Seiji na Universidade de São Paulo (USP) e Alan inicialmente no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e depois na UFAL.

Foi na UFAL  que os três pesquisadores encontraram espaço para criar o NEES, com o propósito de levar os resultados das pesquisas desenvolvidas pela academia para a sociedade. No começo, com o foco em empreendedorismo social. Por isso, a primeira denominação do NEES foi Núcleo de Excelência em Empreendedorismo Social.

Em 2022, com o amadurecimento dos pesquisadores e a experiência adquirida pelo grupo, o NEES ampliou seu objetivo inicial e adotou como propósito a equidade educacional para a transformação social. Daí a mudança do nome para Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais.

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

O NEES é hoje um dos mais importantes e mais qualificados grupos de pesquisa em tecnologia na educação do Brasil e se consolidou como uma liderança no apoio de políticas públicas educacionais. Reúne um time de 145 pesquisadores e professores de universidades brasileiras e estrangeiras. 

Estabelece vínculos com instituições de renome internacional, como as Universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e de Oxford, na Inglaterra, com pesquisas em andamento supervisionadas por pesquisadores dessas renomadas universidades. Também com o setor governamental, em especial o Ministério da Educação (MEC).

Após mais de uma década de atuação, o NEES desenvolveu um know-how em seu trabalho e produtos em que a experiência, a continuidade, a correção e a atualização de processos, somadas à permanente busca por novos conhecimentos e à inovação, são diferenciais. 

Os projetos e ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo núcleo já beneficiaram mais de 30 milhões de estudantes brasileiros, um milhão de professores e 180 mil escolas no País. O time do NEES busca soluções inovadoras, personalizadas e otimizadas para os diversos atores e desafios do sistema educacional.

MAPA EVOLUTIVO DOS PROJETOS DO NEES

Linha do tempo contendo a história do NEES
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