Com números consideráveis – cerca de 31 milhões de alunos beneficiados, 102 milhões de exemplares entregues e investimento de R$ 1,1 bilhão somente em 2024 – o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do governo federal, exige planejamento, logística e estratégias para que funcione com qualidade pois há muitos desafios. Para vencê-los e planejar ações a fim de cada vez mais aprimorar o programa foi realizado, em Brasília, nos dias 8 e 9 de maio, um workshop que reuniu especialistas, representantes governamentais e de editoras e equipes técnicas do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC).
Com o tema “Desafios e caminhos concretos para o PNLD: construindo soluções a partir da realidade”, a programação contou com painéis temáticos, grupos de trabalho e plenárias, promovendo a integração entre as diferentes áreas que atuam no desenvolvimento e na execução do programa. Ao longo dos dois dias de evento, os participantes compartilharam experiências, analisaram dados e formularam propostas para aprimorar a execução do PNLD, com foco na ampliação do acesso dos estudantes a materiais didáticos de qualidade.
“Foi um passo decisivo para a construção de um PNLD mais estratégico, responsivo e orientado para os problemas. Pela primeira vez, o FNDE, o MEC e o NEES/UFAL se engajaram em conjunto em um processo de planejamento fundamentado na metodologia PDIA – Problem-Driven Iterative Adaptation, desenvolvida na Universidade de Harvard (EUA)”, destacou um dos conselheiros do NEES e coordenador do TED de Análise de Atributos, Alan Pedro.
“Essa abordagem nos permitiu quebrar desafios complexos, priorizar soluções acionáveis e projetar de forma colaborativa caminhos transformadores focados no impacto real. Foi um momento de escuta, cocriação e aprendizado entre equipes técnicas, formuladores de políticas e pesquisadores comprometidos com a melhoria contínua das políticas públicas de educação no Brasil”, observou Alan Pedro.
“Foi importante porque além da participação dos gestores houve a presença, mais do que especial, das equipes técnicas que fazem a execução do PNLD. Fazer uma análise com a participação de todos os atores, com certeza trará a melhoria de todo o fluxo do PNLD, visando ampliar cada vez a qualidade dos materiais que chegam para os 31 milhões de estudantes das redes estaduais, municipais e federal”, comentou a coordenadora-geral de Materiais Didáticos do MEC, Raphaella Cantarino.
A coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Patrícia Costa, também destacou a importância do evento. “O workshop foi fantástico, transformador. As equipes que desenham e executam o PNLD, SEB/MEC, FNDE, NEES e, ainda, representantes da Abrelivros, puderam trabalhar em conjunto para pensar em soluções que adequem o programa às necessidades reais das escolas que recebem os nossos livros”, ressaltou Patrícia.
“A metodologia utilizada possibilitou aos participantes identificarem os problemas do programa e numa construção coletiva foi elaborado um plano de ação para resolvê-los nos próximos três meses. As equipes saíram do workshop super motivadas e engajadas para colocar a mão na massa para fazer as melhorias necessárias”, complementou a gestora do FNDE.



CONSTRUÇÃO COLETIVA
O envolvimento de todos os atores que integram o PNLD também foi destacado pelos pesquisadores do NEES como fundamental para o sucesso do workshop. “Muitas das ações que vinham sendo desenvolvidas partiam, em grande parte, das perspectivas dos gestores dos projetos, tanto do NEES quanto do FNDE e MEC. Nesse sentido, o workshop foi fundamental para promover uma reviravolta na forma como as implementações vêm sendo conduzidas”, afirmou o pesquisador do NEES Nicholas Joseph Tavares. Ele coordena o projeto Insumos para Qualificação dos Recursos Digitais.
“A colaboração deixou de ficar restrita apenas aos coordenadores, passando a contar com o engajamento de praticamente todos os envolvidos no PNLD. Isso possibilitou que essas pessoas tivessem voz ativa, contribuindo com suas percepções e indicando caminhos a serem seguidos”, observou Nicholas.
Ele destacou que isso impacta num time mais motivado para promover as mudanças necessárias para um PNLD cada vez mais eficiente. “Esse movimento também impacta positivamente o NEES, pois possibilita um entendimento mais claro sobre o que pode ser aprimorado, ampliando ainda mais nossas contribuições nas nossas áreas de expertise”, disse Nicholas.
Dalgoberto Miquilino, também pesquisador do NEES, destacou o sucesso do evento. “O workshop conseguiu oportunizar que todos os servidores que hoje compõem a gestão do livro didático do PNLD abordassem pontos de otimização para contribuir numa melhor entrega e processo do programa. Levantamos os principais problemas e elencamos ações a curto prazo”, enfatizou o pesquisador, que atua, no NEES, como gerente de Projetos e Programas PNLD/FNDE.
“Foi intenso, porém bastante construtivo, principalmente sobre a perspectiva de que todos deviam e podiam participar com um grande Brainstorming, apontando gargalos que hoje fazem parte do programa. Um momento disruptivo de construção coletiva para otimizar um programa tão importante e que requer recorrentes olhares sobre seus processos”, afirmou Dalgoberto.