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Seiji Isotani, cofundador do NEES, está entre os 2% dos melhores cientistas do mundo

8 de outubro de 2025

O professor Seiji Isotani, cofundador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e do IA.Edu, está no seleto grupo de 2% dos melhores cientistas do mundo. É o que mostra uma lista elaborada em conjunto pela Universidade de Stanford (EUA) e pela Elsevier e que identifica os pesquisadores por métricas de citação padronizadas em artigos e pesquisas. Os cientistas incluídos neste grupo recebem reconhecimento global pelo conhecimento que produzem e pela sua influência na comunidade científica.

Foto por: @zine.cc

Seiji se destacou na área da Informação e Comunicação, que tem as subáreas de Inteligência Artificial, processamento de imagens e educação. A lista avalia o impacto da pesquisa usando dados de citações de toda a carreira e de um único ano em 22 áreas científicas e 174 subáreas para garantir uma representação justa e abrangente. A métrica de seleção, o indicador composto (c-score), considera o número de citações, ajustes de coautoria e posições de autoria, com foco no impacto significativo e não apenas na produtividade.

A relação atual, divulgada no último mês de setembro, utilizou dados indexados pela Scopus a partir de 1º de agosto de 2025, abrangendo citações até o final de 2024. Esta versão se baseia em um panorama de mais de 100.000 cientistas renomados, com base em suas pontuações de citação compostas.

“Esse é o resultado do impacto social e científico do NEES/UFAL e spin-offs como o IA.Edu e a Cátedra em Rede da UNESCO. Acredito que os resultados colhidos agora são frutos de muitos anos de trabalho em equipe de todos os membros do NEES”, comentou Seiji

Ele fundou o NEES 14 anos atrás, juntamente com os pesquisadores Ig Bittencourt e Alan Pedro. Atualmente, o NEES tem pesquisadores em mais de 40 universidades nacionais e internacionais e desenvolve pesquisas de alto impacto para políticas públicas educacionais. O núcleo conta com 177 doutores e 37 pós-doutores. Programas como o Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e o Pé-de-Meia, ambos do Ministério da Educação (MEC), têm a colaboração do NEES.

CARREIRA

Reconhecido internacionalmente por suas contribuições em Inteligência Artificial na Educação (IAED) e gamificação da aprendizagem, Seiji Isotani tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa, atuando também com implementação de políticas públicas e desenvolvimento de tecnologias educacionais. Atualmente é professor na Graduate School of Education da Universidade da Pensilvânia (University of Pennsylvania, UPenn), nos Estados Unidos, uma das instituições de maior prestígio mundial na formação de líderes e pesquisadores em educação.

Entre suas realizações, está o pioneirismo do AIED Unplugged, metodologia que leva os conceitos e aplicações de IA a escolas com infraestrutura limitada, e a liderança no desenvolvimento do currículo nacional de computação para a educação básica no Brasil. Ele assumiu este ano a presidência da International Artificial Intelligence in Education Society para um mandato de dois anos.

Seiji Isotani é doutor em Engenharia da Informação pela Universidade de Osaka, no Japão, e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, entre 2009 e 2011. Antes de assumir o cargo na Universidade da Pensilvânia, foi professor titular na Universidade de São Paulo (USP) e professor titular visitante na Harvard Graduate School of Education.  Atualmente também é pesquisador associado ao Berkman Klein Center for Internet & Society da Universidade de Harvard.

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