
A diretoria do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) esteve em Brasília, nesta semana, para uma reunião no Ministério das Mulheres, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento de políticas públicas. A equipe do NEES apresentou a proposta de criação de uma plataforma nacional para consolidação e integração de dados sobre violência contra a mulher.
A ideia é reunir, em um único ambiente digital, informações provenientes de diferentes portas de entrada de casos de violência, como hospitais, delegacias, centros de atendimento e órgãos do Judiciário. Com base nesses dados, o sistema permitirá a geração de análises preditivas, contribuindo para que a Justiça e as autoridades competentes adotem medidas preventivas antes que situações de risco evoluam para episódios de maior gravidade.
Participaram do encontro o diretor Executivo do NEES; Edmilson Fialho; o diretor de Operações do núcleo, André Magno; e a especialista do NEES Luana Souza.
Pela equipe do Ministério das Mulheres, estiveram presentes a coordenadora-geral de Prevenção à Violência contra as Mulheres, Simone Cristina Souza; a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Lígia Freitas, e a coordenadora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Adriana Matos.
“A proposta que apresentamos busca fortalecer a atuação integrada do poder público, oferecendo uma visão unificada e em tempo real da violência de gênero no país”, ressaltou Edmilson Fialho. O projeto, diz ele, dialoga com a missão do NEES de usar ciência de dados e inteligência artificial para apoiar políticas públicas mais eficazes e humanas.
ATUAÇÃO
Com sede na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o NEES tem se destacado nacionalmente pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao impacto social. A visita ao Ministério das Mulheres reafirma a atuação estratégica e contínua do núcleo na formulação de políticas públicas.
O NEES tem pesquisadores em mais de 40 universidades nacionais e internacionais. Conta com um time de mais de 200 doutores e pós-doutores. Programas como o Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e o Pé-de-Meia, ambos do Ministério da Educação (MEC), têm a colaboração do NEES.