Com o objetivo de aprimorar a construção do livro digital didático acessível, integrantes do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) participaram da Conferência Internacional de Acessibilidade, realizada em São Paulo no último dia 12 de novembro. Também tiveram reuniões com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da EDRLab para tratar sobre o Leitor Interativo, no contexto do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do governo federal.
“Durante a Conferência de Acessibilidade, conhecemos como foi implementado o livro digital acessível em diversos países da América Latina como México, Uruguai e Argentina. Também os desafios dessa implementação. Percebemos que nós no Brasil estamos no caminho certo e alinhados com o que é feito no restante do mundo”, destacou um dos conselheiro do NEES e coordenador geral do TED 10320 (Análise de Atributo), Alan Pedro da Silva. Do NEES também estava o gerente de Compliance/Jurídico, Mauro Leonardo Cunha e os pesquisadores Dalgoberto Miquilino, Breno Duarte, Lenardo Chaves e Romildo Scarpini.
“Há um grande esforço pela construção do livro digital didático e acessível nos últimos anos no Brasil e que tem exigido muita dedicação de todas as instituições que estão trabalhando nisso. Ficou muito claro, no contexto internacional, que estamos muito bem representados e sendo referência no que tange a um modelo robusto, responsável e bem estruturado”, enfatizou a coordenadora geral do Livro do FNDE, Nadja Cezar.
PLANEJAMENTO
Questões mais técnicas do Leitor Interativo foram abordadas na reunião com RNP, FNDE e EDRLab. “Fizemos uma revisão do que foi feito até o momento e definimos os próximos passos do que deve ser implementado. Essa revisão foi importante para pensar algumas mudanças de estratégias que terão nos próximos editais do PNLD, sempre com o foco em melhorar a entrega deste produto para a sociedade, para os alunos, para os professores e para educação pública brasileira”, comentou Alan Pedro.
O gerente de soluções da RNP, Roosevelt Benvindo, destacou a importância de participar da Conferência Internacional de Acessibilidade para compreender o livro digital em contextos globais. Também para avaliar os cenários de evolução do leitor interativo do PNLD. “Discutimos caminhos para avançar na jornada de entregas do PNLD, o que trouxe importantes insights para o desenvolvimento das próximas etapas”, destacou Roosevelt.