Pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) vão apresentar artigos, participar de painéis e dar palestra na 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial aplicada à Educação (AIED 2024), mais concorrido e importante evento científico de inteligência artificial e educação do mundo. E que pela primeira vez acontecerá na América Latina.

A AIED 2024 começa nesta segunda-feira (08) e vai até dia 12 de julho, no Recife, com o tema “IA na Educação para um Mundo em Transição”. Vai discutir o alinhamento das tecnologias de inteligência artificial com práticas pedagógicas, políticas educacionais e como ferramenta para uma aprendizagem equitativa. O time do NEES, na conferência, será formado por 28 pesquisadores.

A coordenação nacional e a local do evento estão nas mãos de dois membros do NEES: Ig Bittencourt (atual diretor geral do NEES) e Rafael Ferreira Mello, respectivamente. 

Um dos palestrantes principais, Seiji Isotani, também é do NEES. Ele vai falar, na quarta-feira (10), sobre IA em educação e políticas públicas no Brasil. Nesta mesma data, Ig estará em um painel cujo tema será “Precisamos de AIED se tivermos uma IA generativa poderosa?” (Do we need AIED if we have powerful generative IA?).

TRILHAS

“A participação do NEES é histórica na AIED. São muitas contribuições de nossos pesquisadores. Temos artigos na trilha principal, nas trilhas de eventos interativos. Vamos também apresentar produtos desenvolvidos pelo nosso time”, destaca um dos conselheiros do NEES, Diego Dermeval

Pelo terceiro ano seguido, Diego é um dos coordenadores da Trilha de Indústria, Inovação e Práticas. “É uma trilha com foco mais prático de aplicação da IA na educação. Como educadores, profissionais da indústria, gestores públicos colaboram e inovam na IA na educação. É um espaço para trazer essas experiências para discussão num contexto mais acadêmico”, explica Diego. Foram aprovados 10 artigos nessa trilha, dos quais dois são assinados por membros do NEES.

O diretor executivo de Operações do NEES, Leonardo Marques, também está na coordenação do grupo de Eventos Interativos, cujo objetivo é fornecer uma plataforma para pesquisadores, profissionais e líderes da indústria mostrarem suas ideias no desenvolvimento de sistemas AIED.

 “A ideia é que consigam demonstrar, de forma prática, sistemas, protótipos e plataformas que aplicam IA na educação de forma inclusiva, que é o tema da AIED deste ano”, comenta Leonardo.

ESTANDE

Para mostrar o robusto trabalho do NEES foi montada uma landing page especialmente para a conferência.  A página reúne artigos e apresenta, em textos e vídeos, produtos que o núcleo desenvolve. Também tem um formulário para que interessados em integrar o time do NEES possam se cadastrar.

Nos dois principais locais do evento, a sede do César School, no Bairro do Recife, e o Grande Mercure Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital, haverá um estande do NEES. 

Quem visitar vai conhecer, de forma mais aprofundada, as diversas iniciativas do NEES com uso de Inteligência Artificial na Educação, e em especial no campo da AIED Unplugged, ou seja, o uso da IA sem dependência de infraestrutura robusta ou internet.

CONFIRA COMO SERÁ A PARTICIPAÇÃO DO TIME DO NEES NA AIED