O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) passa a contar, no seu time de especialistas, com o professor Herbert Lima, ex-secretário municipal de Educação de Sobral. O município se destaca nacionalmente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade aferido pelo Ministério da Educação (MEC).
A experiência de Herbert na condução de políticas públicas que transformaram a educação da cidade cearense vai contribuir nos projetos e ações que o NEES desenvolve, sobretudo na Jornada da Equidade Educacional. O programa apoia municípios brasileiros na construção e disseminação de soluções locais para melhoria da aprendizagem e tem apresentado resultados exitosos em São Sebastião (AL) e Cametá (PA).
“Trabalhamos no NEES com foco em aprendizagem e equidade. Sobral é uma referência no Brasil nesses dois aspectos. Herbert liderou isso lá. Com ele no nosso time teremos ainda mais qualidade em nossos projetos, em especial na Jornada da Equidade Educacional”, enfatiza um dos fundadores do NEES e membro do Conselho Administrativo, Ig Bittencourt.
Herbert esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação de Sobral nos últimos oito anos (de 2016 a 2024). Em 2023, a cidade ficou em primeiro lugar no Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, com nota 9,6, entre os municípios com mais de 70 mil habitantes. Nas séries finais do fundamental também teve um excelente desempenho no Ideb: 7,9.
Investimentos em alfabetização, formação continuada dos professores e monitoramento da aprendizagem dos estudantes foram algumas das ações que ajudaram nesse resultado e que tiveram Herbert à frente. Na sua gestão foram implementados laboratórios makers nas escolas municipais e uma política de desenvolvimento das competências socioemocionais, além da implantação da avaliação internacional do PISA para escolas em Sobral.
CURRÍCULO
Herbert é professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC). Orienta programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Tecnologia Educacional. Desenvolve trabalhos de pesquisa e orientação de mestrado e doutorado nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, cultura maker, pensamento computacional e formação de professores.
Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente ele é consultor ad hoc do MEC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Internacionalmente, Herbert atuou como consultor do PASEM – Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, como Uruguai, Argentina e Paraguai, além do Brasil.
EXPECTATIVA
“Com muita satisfação recebi o convite para contribuir com o NEES, principalmente por saber do trabalho feito em prol da educação pública brasileira e no desenvolvimento da garantia de aprendizagem dos estudantes”, afirma Herbert. “Minha expectativa é levar a experiência que tenho na academia, como pesquisador, e nos 12 anos atuando na educação pública. Foram quatro anos como diretor do Centro de Educação do Governo do Ceará e oito anos como secretário de educação de Sobral“, complementa o mais novo integrante do NEES.
“Essa experiência refletiu em ações como garantia do processo de alfabetização, avaliação como instrumento importante para monitoramento da aprendizagem baseada em evidências; o próprio modelo do acompanhamento pedagógico e a política de formação continuada de professores do município. Pretendo levar para outras cidades brasileiras o que realizamos em Sobral e assim fortalecer ainda mais a educação pública, um dos pilares do NEES”, enfatiza Herbert.
Quer levar a Jornada da Equidade Educacional para sua cidade? Entre em contato, clicando aqui