Pular para o conteúdo

Governança de dados públicos é tema de encontro nacional, promovido pelo NEES, que começa nesta quinta-feira em Maceió

20 de agosto de 2025

Começa nesta quinta-feira (21) e segue até sexta-feira (22), no Hotel Best Western Premier Maceió, na capital alagoana, o I Encontro Nacional de Governança de Dados Públicos. Promovido pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), o evento reunirá representantes do governo federal, gestores municipais e especialistas em tecnologia e políticas públicas para debater os avanços e desafios na área de dados e transformação digital no Brasil.

Com a presença de especialistas nacionais e internacionais, o encontro deve fortalecer a agenda de governo digital, estimular a integração de dados entre esferas federativas e reforçar o papel da governança de dados como pilar para a modernização dos serviços públicos.

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial acontecerá na manhã desta quinta-feira, com a palestra sobre “Transformação Digital e Governança de Dados no Setor Público”. A convidada é Márcia Cardador, coordenadora Geral de Interoperabilidade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Em seguida, o primeiro painel abordará a Infraestrutura Nacional de Dados da Educação, destacando a importância da integração de políticas, escolas e cidadãos, com a participação de Evânio Araújo, secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do Ministério da Educação (MEC). A mediação será da Gerente de Implementação de Políticas Públicas do NEES, Ana Beatriz Fernandes.

Na tarde de quinta-feira estão previstos três painéis. O primeiro, sobre LGPD e Governança de Dados na Educação, será com Pollyana Esteves (MEC), Gerente de Projetos em LGPD da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC.

O segundo painel vai abordar Governança de Dados em Ecossistemas Interoperáveis: Desafios de Integração Entre Órgãos e Esferas de Governo. Com a mediação do diretor de Operações do NEES, André Magno, o debate terá a participação de Márcia Cardador (MGI) e do auditor do Tribunal de Contas da União Edilson Guedes.

A programação do primeiro dia se encerra com apresentação da experiência da Prefeitura do Recife na área de governo digital, conduzida pelo Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Negócios da Cidade do Recife, Rafael Toscano. A mediação será do pesquisador do NEES Flávio Medeiros. E com o case “Portal Alagoas em Dados”, apresentado por Juliana Carla, superintendente da SEPLAG/AL.

SEGUNDO DIA 

Na sexta-feira, o evento começa com a apresentação de boas práticas globais em Governança de Dados a partir da Visão da DAMA (Data Administration Management Association). O palestrante será Manoel Dutra, presidente do Capítulo Brasileiro da DAMA Internacional.

Em seguida, especialistas de diferentes órgãos públicos vão discutir os caminhos futuros para a governança de dados públicos no país. Caberá ao pesquisador do NEES Otavio Melo mediar a conversa com Márcia Cardador, Manoel Dutra e Rafael Toscano

O encerramento do encontro está previsto para o fim da manhã do dia 22, com a participação do time de gestão do NEES Dados.

Veja a programação completa aqui!

Matérias Relacionadas

Traduzir