A pesquisa científica é a base para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras na área educacional. Todos os projetos desenvolvidos pelo NEES são baseados em evidências e demandam conhecimentos multidisciplinares provenientes das ciências exatas e das ciências humanas, estabelecendo, especialmente, conexões entre as ciências da computação e a área da educação.
A maioria das pesquisas desenvolvidas pelos membros do Núcleo podem ser inseridas em uma grande área chamada Informática na Educação ou Computação aplicada à Educação. Entre as principais subáreas de pesquisa, podem ser citadas:
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- Inteligência artificial na educação
- Gamificação na educação
- Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional
- Dados Abertos Conectados
- Sistemas tutores inteligentes
- Ciência de dados
- Engenharia de software
- Computação de alto desempenho
- Análise do comportamento
- Aprendizagem relacional
- Alfabetização e gamificação
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Entre os tópicos de investigação a que se dedicam os pesquisadores do Núcleo estão temáticas como, por exemplo:
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- a integração da inteligência artificial no ensino de habilidades iniciais de leitura;
- o uso de jogos digitais para promover aprendizagem e bem-estar em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);
- a computação persuasiva e a mineração de dados na identificação da experiência ótima de estudantes;
- a correção automática de textos transcritos e manuscritos.
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