A pesquisa científica é a base para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras na área educacional. Todos os projetos desenvolvidos pelo NEES são baseados em evidências e demandam conhecimentos multidisciplinares provenientes das ciências exatas e das ciências humanas, estabelecendo, especialmente, conexões entre as ciências da computação e a área da educação.

A maioria das pesquisas desenvolvidas pelos membros do Núcleo podem ser inseridas em uma grande área chamada Informática na Educação ou Computação aplicada à Educação. Entre as principais subáreas de pesquisa, podem ser citadas:

      • Inteligência artificial na educação
      • Gamificação na educação
      • Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional
      • Dados Abertos Conectados
      • Sistemas tutores inteligentes
      • Ciência de dados
      • Engenharia de software
      • Computação de alto desempenho
      • Análise do comportamento
      • Aprendizagem relacional
      • Alfabetização e gamificação

Entre os tópicos de investigação a que se dedicam os pesquisadores do Núcleo estão temáticas como, por exemplo:

      • a integração da inteligência artificial no ensino de habilidades iniciais de leitura;
      • o uso de jogos digitais para promover aprendizagem e bem-estar em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);
      • a computação persuasiva e a mineração de dados na identificação da experiência ótima de estudantes;
      • a correção automática de textos transcritos e manuscritos.