O MEC Gestão Presente, uma plataforma de dados da educação básica que integra e compartilha informações entre redes de ensino, iniciou importante ação que marca a fase de implementação: a formação das equipes técnicas das Secretarias de Educação Municipais. O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é um dos principais parceiros do MEC no desenvolvimento dessa tecnologia.
A agenda formativa da plataforma começou na última terça-feira (22), com um encontro inaugural transmitido ao vivo pelos canais do MEC e do NEES no YouTube. A formação é voltada a 800 municípios selecionados para integrar o módulo Gestão Presente na Escola (GPE). A atividade reuniu mais de 580 participantes em tempo real. Os encontros seguem até a próxima sexta-feira (25/07).
Na abertura, Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional (DAGE), e Pedro Henrique Barreto, coordenador-geral de Articulação com Redes e Beneficiários, representaram o MEC e fizeram falas destacando a importância da iniciativa para o fortalecimento da gestão educacional nas redes municipais.
As 800 cidades participantes foram selecionadas com base em critérios técnicos como porte populacional, conectividade, taxas de abandono escolar nos anos finais do ensino fundamental, entre outros indicadores educacionais relevantes. Ao todo, mais de 2 mil redes de ensino já manifestaram interesse em aderir ao GPE ainda este ano.
O GPE é uma ferramenta que automatiza processos administrativos nas escolas, como matrícula, enturmação, alocação de professores e gestão de diários de classe, integrando-se ao MEC Gestão Presente para agilizar a gestão escolar.
Pesquisadora do NEES e especialista em Políticas Públicas, Mayra Polizel, destaca que o início da formação com as redes de ensino é um marco. “É possível ver, na prática, a transformação digital como uma aliada na garantia do direito à educação. Este primeiro ciclo de implementação representa uma nova fase da plataforma: a consolidação de uma política pública nacional de gestão educacional baseada em dados, eficiência e integração entre redes”, enfatiza Mayra.
ATUAÇÃO
Desde o lançamento da plataforma, em abril, o MEC e o NEES vêm atuando em duas frentes principais. A primeira, por meio de um projeto-piloto com 15 municípios e 5 Estados, testou a metodologia de implementação, ampliação do envio de dados e as novas funcionalidades do sistema voltadas ao cadastro de profissionais. A segunda frente contempla a integração com Estados e capitais, algumas dessas que já enviam dados pela plataforma por conta do Programa Pé-de-Meia, esse momento marca a ampliação da base nacional de dados sobre estudantes e profissionais da educação básica.
O objetivo é estruturar o envio sistemático de dados educacionais via Sistema Gestão Presente (SGP), permitindo ao Governo Federal consolidar uma gestão centralizada, com maior capacidade de análise e formulação de políticas públicas baseada em dados e evidências.
“Este ciclo formativo inicial do MEC Gestão Presente representa mais do que uma transmissão de conteúdos: é um momento de orientação para o acesso e uso do Sistema Gestão Presente, que tem contribuído para fortalecer a gestão educacional local. Além das transmissões ao vivo, disponibilizamos conteúdos complementares que ampliam e aprofundam o aprendizado de forma acessível e prática”, explica a pesquisadora do NEES e coordenadora de Formações do SGP, Vanessa Camargo.



PRÓXIMOS PASSOS
De acordo com o MEC, já está em curso o planejamento para a expansão do módulo em 2026, o que permitirá a adesão de novas redes municipais. Também está previsto o lançamento de um aplicativo voltado aos professores, para facilitar o registro de presença e o controle de notas dos estudantes.
A formação representa um passo decisivo na consolidação do MEC Gestão Presente como política pública estruturante, que alia tecnologia, dados e cooperação federativa para transformar a educação pública no país.
Coordenador do projeto no NEES, Thales Vieira reforça que a formação representa apenas o início de uma jornada transformadora: “Este é só o começo. À medida que o MEC Gestão Presente se consolida, temos um grande potencial para desenvolver ferramentas inovadoras que ajudem as redes de ensino e o próprio MEC a entender e usar melhor os dados educacionais”, enfatiza. “Com isso, será possível identificar com mais agilidade situações como risco de abandono escolar ou dificuldades de aprendizagem, por exemplo. Acreditamos que, com dados de qualidade e tecnologia a serviço da educação, é possível promover mudanças estruturais e duradouras”, complementa.
PLATAFORMA
O MEC Gestão Presente irá apoiar os entes federativos em processos administrativos como transferências estudantis entre as redes e emissão de histórico escolar unificado. A plataforma é composta por:
Sistema Gestão Presente (SGP): sistema de dados da educação básica que integra e compartilha informações entre redes de ensino.
Conjunto Mínimo de Dados da Educação Básica (CMDEB): padrão que define um conjunto obrigatório de dados educacionais a serem coletados e compartilhados por todas as redes de ensino para garantir padronização e consistência na gestão e planejamento.
Gestão Presente na Escola (GPE): ferramenta que automatiza processos administrativos nas escolas, como matrícula, enturmação, alocação de professores e gestão de diários de classe, integrando-se ao SGP para agilizar a gestão escolar.
Futuras ferramentas: o SGP pode se conectar a outras tecnologias via APIs, permitindo uma gestão centralizada de dados, com autonomia para os entes federados. Novos módulos, como o gerenciamento da demanda por vagas em creches, estão previstos para expandir suas funcionalidades.