Professor Leonardo palestrando, apontando para a apresentação que aparece na parede. Há algumas pessoas de costas para a foto o assistindo

A primeira etapa da Jornada da Equidade Educacional, desenvolvida pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi apresentada, na última quarta-feira (26), na cidade de São Sebastião

O município, localizado no sul do Estado de Alagoas, é o primeiro a receber a iniciativa que tem, entre outros objetivos, auxiliar a estruturação de programas de recuperação de aprendizagem nas redes municipais de ensino brasileiras. O foco é atender cidades de pequeno porte.

A jornada aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Sebastião. Participaram o prefeito José Pacheco, a secretária de Educação, Sandra Ribeiro, além de diretores, coordenadores, professoresmonitores, equipe pedagógica da SEMED e pesquisadores do NEES.

“Compartilhamos alguns resultados ainda muito preliminares, mas promissores com relação à aquisição de vocabulário dos estudantes, ao engajamento dos participantes”, explica o professor da UFAL, coordenador da jornada e um dos diretores do NEES, Leonardo Marques.

Nesta primeira fase, a ação foi realizada com 323 estudantes do 6º ano do ensino fundamental na faixa etária entre 10 e 16 anos de idade de seis escolas municipais, sendo três na zona urbana e três na área rural. A próxima etapa deve contemplar estudantes do 6º ao 9º ano.

Os pesquisadores do NEES adaptaram materiais de dois programas desenvolvidos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, focados em produção textual e recuperação da aprendizagem.

“A professora Catherine Snow, que liderou o desenvolvimento desses programas em Harvard, acompanhou o processo, deu o aval e auxiliou a gente na validação dessa adaptação”, destaca Leonardo.

“A parceira da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião com NEES é de fundamental importância na cocriação de políticas públicas com foco na equidade educacional de qualidade e bem-estar dos estudantes para promover melhoria da aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento de habilidades de leitura, fluência, interpretação de textos e resolução de problemas matemáticos”, enfatiza o coordenador de Tecnologia da Informação e Tecnologia Educacional, Sivaldo Joaquim.

A rede municipal de São Sebastião tem 7.444 estudantes, 433 professores e 33 escolas.

Do NEES participam da Jornada da Equidade Educacional, além de Leonardo Marques, os professores Ig Bittencourt, Thiago Cordeiro, Alessandra Debone, Mina Isotani, Julia Rocca e Regina Oliveira.