A imagem mostra o diretor geral do NEES sentado ao lado do então atual reitor da Universidade Federal de Alagoas. Ambos olham para frente e vestem roupa social
Alan Pedro e Josealdo Tonholo

O reitor Josealdo Tonholo reassumiu oficialmente a gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para o segundo mandato consecutivo, após a publicação, no último dia 31, no Diário Oficial da União (DOU), do decreto com sua nomeação, assinado pelo presidente Lula.

Ele foi reeleito com mais de 74% dos votos da comunidade universitária em julho de 2023, para quatro anos de gestão. O mandato anterior foi concluído em janeiro deste ano. Para o diretor geral do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), Alan Pedro, a Ufal não poderia estar em melhores mãos.

Tonholo certamente é o docente mais preparado hoje para assumir o cargo de gestor máximo da UFAL. Ele tem uma longa trajetória como pesquisador. Fundou a incubadora da UFAL, tem artigo publicado na Nature. Possui todas as credenciais e experiência suficientes para continuar na gestão da universidade como reitor”, destaca Alan.

“Além disso, ele superou muitos desafios na gestão anterior, com a pandemia de covid-19, quando teve que liderar um processo muito difícil e histórico que aconteceu não só no Brasil, mas no mundo todo”, comenta Alan

“Isso por si só mostra toda a força que Tonholo teve durante esses últimos quatro anos. É um grande líder na comunidade acadêmica, onde foi reeleito com a votação expressiva de mais de 70% dos votos”, enfatiza o diretor geral do NEES.

APOIO AO NEES

Alan destaca o apoio que o NEES sempre recebeu do reitor. “Desde a concepção do NEES, quase 20 anos atrás, ele esteve sempre como o nosso mentor. O NEES chegou aonde chegou graças a uma grande contribuição que o Tonholo nos deu. Orientação, mentoria, desde a concepção até a fundação e desenvolvimento do NEES”, conta Alan.

“Certamente ele tem o carinho de toda a comunidade no NEES. Não  tenho dúvida que, nesses próximos quatro anos, ele vai liderar a Ufal para que a gente possa avançar em termos de graduação, de pesquisa, extensão e internacionalização também”, ressalta o diretor do NEES

“Desejo todo sucesso do mundo e coloco o NEES à disposição da Ufal, como sempre fizemos, para que a gente possa trabalhar juntos no que for necessário para o desenvolvimento da nossa universidade, que eu tenho um carinho enorme”, conclui Alan.

Com informações da Ascom da Ufal / PR