O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) se consolida cada vez mais como uma importante liderança, no Brasil e no Sul Global, em educação e Inteligência Artificial. Doze pesquisadores estiveram esta semana em Palermo, na Itália, na 26ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2025), para apresentar trabalhos e coordenar atividades. Foi a maior já realizada pela Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação (International Artificial Intelligence in Education Society, IAIED). Reuniu 749 participantes de 57 países.
Durante o evento, encerrado nesta sexta-feira (25), também houve a posse de Seiji Isotani como presidente da IAIED. Um dos fundadores do NEES, Seiji comandará a entidade pelo próximo biênio (2025-2027). É a primeira vez que um cientista brasileiro ocupa a presidência da entidade, que existe há mais de 30 anos e reúne pesquisadores de IA na educação de todo o mundo.
Além de Seiji estiveram presentes, do NEES, em Palermo, os pesquisadores Ig Bittencourt, Diego Dermeval, Leonardo Marques, Luiz Rodrigues, Bruno Pimentel, Rafael Mello, Breno Duarte, Rafael Amorim, Matheus Arataque Uema, Grace Lis Porto e Kamilla Tenório.
“O Brasil está se consolidando como uma liderança global em IA na educação, principalmente no Sul Global. A participação do NEES em mais uma AIED fortalece isso e reafirma a importância do trabalho que estamos desenvolvendo”, destaca o presidente do Conselho Administrativo do NEES, Diego Dermeval.
“O NEES conseguiu publicar mais de seis trabalhos na conferência, e estamos conseguindo pautar uma agenda internacional sobre o AIED Unplugged. É interessante destacar que uma das tracks voltadas à discussão sobre IA no Sul Global foi fortemente influenciada pelo trabalho produzido pelo NEES, o que vem promovendo uma transformação significativa na forma como se pensa e se desenha tecnologias de inteligência artificial para a educação. Esse é um resultado fantástico que o NEES alcançou, com vários pesquisadores nossos apresentando os resultados obtidos”, ressaltou Seiji Isotani.
“Além disso, com a representatividade e o impacto do NEES, outros pesquisadores brasileiros também passaram a se aproximar da comunidade internacional. Nesta edição da conferência, tivemos a presença de outras equipes e institutos de pesquisa do Brasil, mesmo não diretamente ligados ao NEES, o que ampliou a participação brasileira no mais importante evento de IA na educação do mundo”, afirmou Seiji.
“Esse é mais um impacto do trabalho que o NEES vem desenvolvendo: o fortalecimento da presença do Brasil na comunidade internacional de IA na educação. Outras instituições e pesquisadores têm se inspirado no exemplo do NEES para produzir trabalhos de excelência e, aos poucos, conquistar espaço e reconhecimento nessa área”, complementou Seiji.






AIED UNPLUGGED
A 26ª edição da AIED aconteceu na Universidade de Palermo. Teve como tema “IA como Catalisador para uma Educação Inclusiva, Personalizada e Ética: Capacitando Professores e Alunos para um Futuro Equitativo”, enfatizando o papel transformador da IA na promoção da equidade em ambientes educacionais.
Um dos trabalhos apresentados no evento foca exatamente nesse tema: a AIED Unplugged, metodologia inovadora criada pelo NEES que integra tecnologias de IA em ecossistemas educacionais sem exigir modificações de infraestrutura, acesso à internet ou alfabetização digital avançada. O NEES utiliza IA em diversas ações e projetos para ajudar a reduzir as desigualdades educacionais. A palestra foi conduzida por Ig Bittencourt.
Outro trabalho foi o AIED Unplugged Framework, um framework de pesquisa para a utilização do AIED Unplugged em diversos cenários de restrição de recursos, desde ambientes desplugados até ambientes mais plugados. Outra pesquisa do NEES apresentada na conferência mostrou o uso de Large Language Models Offline em contextos desconectados nos celulares e dispositivos móveis, possibilitando a utilização desses modelos em ambientes desconectados também.