Um grande sistema que vai padronizar e reunir dados de todos os estudantes da educação básica – são cerca de 47,3 milhões de alunos – está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Esta tecnologia, denominada Sistema Gestão Presente, já vem sendo utilizada há um ano pelo Programa Pé-de-Meia para coletar dados dos estudantes do ensino médio de várias redes de ensino do país.
Para planejar o desenvolvimento e implementação das funcionalidades do Sistema Gestão Presente, além de outras tecnologias desenvolvidas pelo NEES para operacionalizar o Programa Pé-de-Meia, acontece, de terça (18) a sexta-feira (21) desta semana, em Maceió, o Workshop de Planejamento Estratégico do Sistema Gestão Presente e Programa Pé-de-Meia – Ciclo 2025.


Durante quatro dias, cerca de 70 pessoas, entre pesquisadores do NEES, técnicos, especialistas e dirigentes do MEC, estarão reunidos no prédio do Observatório da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), que fica no campus da Universidade Federal de Alagoas, na capital alagoana. As reuniões serão para avaliação, monitoramento, integração e planejamento de ações para 2025.
HUB EDUCACIONAL
Atualmente, o Sistema Gestão Presente, desenvolvido pelo NEES, congrega dados de grande parte dos estudantes do ensino médio da rede pública e é usado pelo governo federal na operacionalização do Programa Pé-de-Meia.
“A ideia é promover a integração do Sistema Gestão Presente com outros sistemas e criar planos de ação envolvendo atores externos, como a RIEH, o Sistema de Proteção das Trajetórias Escolares (SPTE), o Observatório da Equidade Educacional e o Sistema Presença”, explica o pesquisador do NEES e coordenador do projeto responsável pelo desenvolvimento do Sistema Gestão Presente, Thales Vieira.
“O estabelecimento do Conjunto Mínimo de Dados da Educação (CMDE) possibilitará a consolidação do Sistema Gestão Presente como hub de dados dos estudantes da educação básica, bem como a sua interoperabilidade com outros sistemas”, destaca o pesquisador do NEES.
“A padronização dos dados permitirá o compartilhamento de informações entre as redes e o MEC, por meio do Sistema Gestão Presente, para qualificar a tomada de decisão dos gestores, além de aperfeiçoar o monitoramento e avaliação de políticas públicas educacionais”, enfatiza Thales.
Sobre o Pé-de-Meia, o pesquisador diz que em 2024, quando o programa começou, coube à equipe do NEES desenvolver a parte tecnológica, com verificação de elegibilidade, análise de dados e pagamentos. “Neste segundo ano, temos uma nova etapa do programa. Vamos nos debruçar sobre os dados para ajudar o MEC a tomar decisões baseadas em evidências. Vamos planejar isso no workshop”, explica Thales.
O MEC estará presente com lideranças estratégicas da Secretaria de Educação Básica: a diretora de Apoio à Gestão Educacional (DAGE), Anita Stefani; a diretora de Incentivo a Estudantes da Educação Básica (DIEB), Marisa Costa; o coordenador Geral de Apoio à Gestão Escolar, Pedro Henrique Barreto; o coordenador-geral de Articulação com Redes e Beneficiários, André Viti Marianno; e o coordenador-Geral de Articulação de Políticas, Benefícios e Condicionalidades, Rodrigo Luppi dos Passos.