Skip to content

NEES discute parcerias com países africanos

16 de dezembro de 2024

Com o objetivo de fortalecer a internacionalização, pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) estiveram em dois países do continente africano, Quênia e Ruanda, na semana passada. Participaram de uma conferência de tecnologia e tiveram reuniões com representantes governamentais e de organizações para se conectarem com o hub internacional de inovação, a fim de discutir futuras parcerias.

O grupo foi formado pela diretora de Políticas Públicas do NEES, Alessandra Debone, e pelos pesquisadores Tiago Primo, Ranilson Paiva e Júlia da Rosa.  Na capital do Quênia, Nairóbi, os pesquisadores apresentaram dois artigos do NEES na 13ª Conferência Internacional sobre Tecnologias de Informação, Comunicação e Desenvolvimento

Também lá se reuniram com representantes da empresa Ei.Du. “Essa empresa tem uma solução, implementada em várias escolas do Quênia e em outros países, usando tecnologia em regiões com baixa conectividade e com alto impacto na aprendizagem”, explicou Alessandra Debone. Nairóbi tem um dos maiores centros de inovação e tecnologia do continente africano.

Em Ruanda, o grupo esteve no Ministério da Educação. Os pesquisadores do NEES se encontraram com o secretário permanente do ministério, Charles Karakye. “Ruanda tem alguns desafios educacionais voltados para a área de avaliação e o programa de distribuição de livros”, disse Alessandra

“Estamos avaliando como o NEES pode apoiar no desenvolvimento de soluções de tecnologia para que possam acelerar os processos de implementação da política pública e avaliações de resultados de aprendizagem”, acrescentou.

No Brasil, o NEES participa de várias etapas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O programa atende alunos e professores de escolas públicas de todo o País. É uma das maiores iniciativas de distribuição de livros do mundo. Esse ano, por exemplo, o governo federal comprou e entregou cerca de 195 milhões de livros e materiais didáticos, beneficiando mais de 31 milhões de estudantes.

Matérias Relacionadas

Traduzir