Fortalecer parcerias em pesquisa, inovação e políticas públicas voltadas para a promoção de uma educação inclusiva, especialmente em contextos com restrição de recursos. Foi com esse objetivo que os pesquisadores Ig Bittencourt e Diego Dermeval, membros do Conselho Administrativo do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), estiveram na semana passada no Canadá para reuniões estratégicas com universidades e outras instituições.
As visitas fazem parte de uma agenda internacional que discute o futuro da Inteligência Artificial na Educação (IAED) e o papel das tecnologias digitais na área educacional. Além do NEES, envolve o IA.Edu e a Cátedra UNESCO UNITWIN de Inteligência Artificial Desplugada na Educação.
“Foram oportunidades incríveis para fortalecermos a conexão com universidades e organizações que compartilham a mesma visão que a nossa: usar tecnologia e evidências para capacitar professores e melhorar o aprendizado em todo o mundo”, destacou Ig. “Tivemos excelentes discussões. Está cada vez mais claro que usar a IA para promover saltos qualitativos na educação não é apenas uma oportunidade, mas uma necessidade urgente”, comentou Diego.
Parceria com a Universidade de Ottawa
Na Faculdade de Educação da Universidade de Ottawa, os pesquisadores do NEES se reuniram com os professores Michelle Schira Hagerman e Emmanuel Duplàa.
O encontro teve como foco duas frentes de cooperação: a alfabetização digital de professores, com ênfase na preparação de educadores para atuar e liderar em um mundo cada vez mais orientado por dados; e a ciência de dados aplicada à prática docente, explorando como evidências e informações podem ser utilizadas para compreender e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem.
“São discussões que estão diretamente conectadas à AIED Unplugged, um conceito criado por nós do NEES que busca promover a Inteligência Artificial na Educação de forma centrada nas pessoas e baseada em evidências científicas, valorizando a realidade de escolas que enfrentam desafios tecnológicos e estruturais”, comentou Diego.











Cooperação global e impacto local
Ig e Diego também se reuniram com representantes da code.ngo, uma organização dedicada ao fortalecimento da educação por meio da leitura e da alfabetização digital. Na pauta, as possibilidades de colaboração em diferentes frentes do AIED Unplugged, com especial atenção a iniciativas desenvolvidas em países africanos, que enfrentam desafios semelhantes aos do contexto educacional brasileiro.
No segundo dia da missão, a agenda seguiu com o tema “Ampliando Oportunidades Educacionais para Meninas e Comunidades Rurais”, reunindo parceiros de diversas organizações internacionais, como 60 million girls / 60 millions de filles, Change for Children, Embrace International Foundation Canada, Crossroads International | Carrefour International, Learning Equality, NORD Consulting e Humanity & Inclusion América Latina y el Caribe.
Durante o encontro, foram apresentados casos inspiradores de Guatemala, Nicarágua, Honduras, Togo, Uganda, Quênia e Senegal, todos com o objetivo comum de tornar a educação mais inclusiva, equitativa e sustentável.
Os representantes do NEES participaram também de uma mesa-redonda sobre cooperação internacional e políticas públicas educacionais, discutindo como o AIED Unplugged pode contribuir para avançar políticas que garantam acesso à educação de qualidade para todos os estudantes e professores, especialmente em regiões com infraestrutura limitada.
Aliança com pesquisadores da Universidade McGill
Ig e Diego estiveram também na Faculdade de Educação da Universidade McGill, em Montreal, uma das mais renomadas do Canadá, para discutir futuras colaborações. A instituição vem expandindo sua estratégia de cooperação com o Sul Global, e o NEES e o IA.Edu aparecem como parceiros estratégicos nesse movimento.
A expectativa é que essa aproximação resulte em projetos conjuntos de pesquisa, formação de professores e desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas para a equidade e a inovação tecnológica.
Cátedra Unesco
Ainda no Canadá, os pesquisadores do NEES foram até a cidade de Fredericton, na província de New Brunswick. Lá participaram de várias reuniões para estabelecer colaborações da Cátedra UNESCO UNITWIN de Inteligência Artificial Desplugada na Educação. A cátedra é uma iniciativa conjunta da Unesco, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade de São Paulo (USP). Ig é um dos coordenadores.
Houve um encontro com o vice-presidente da Universidade de New Brunswick (UNB), John Kershaw, para discutir um acordo institucional para intercâmbio de estudantes e pesquisadores. Também uma reunião com o McKenna Institute para tratar de possíveis colaborações em AIED e em políticas públicas. E uma terceira reunião com o diretor da UNB Research Institute in Data Science and Artificial Intelligence, Scott Bateman , quando foram discutidas parcerias em pesquisa e inovação em IA para diferentes aplicações.
“Há pessoas e organizações incríveis trabalhando para transformar o mundo em um lugar melhor. O que precisamos é de mais colaboração e coordenação entre as organizações de desenvolvimento internacional e o sistema das Nações Unidas”, afirmou Ig Bittencourt ao refletir sobre os encontros.