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NEES investe na qualificação dos seus pesquisadores

27 de dezembro de 2024

Leonardo Marques
Leonardo Marques

Uma das estratégias do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) é cada vez mais qualificar seu time para igualmente qualificar projetos e políticas públicas dos quais participa. O pesquisador Leonardo Marques, que integra o Conselho Administrativo do NEES, está realizando pós-doutorado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com o grupo de pesquisa da professora norte-americana Catherine Snow, referência mundial em psicolinguística, desenvolvimento de linguagem, leitura e alfabetização.

Leonardo é professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Participa, no NEES, de importantes projetos que envolvem, por exemplo, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do governo federal. Também integra a equipe da Jornada da Equidade Educacional, ação desenvolvida pelo NEES cujo objetivo é ajudar municípios de pequeno porte a melhorarem a aprendizagem dos seus alunos. É realizada nas cidades de São Sebastião (AL), Limoeiro (PE) e Cametá (PA). 

“É um ponto de inflexão na minha carreira, uma oportunidade sensacional desenvolver o pós-doutorado com o grupo da professora Catherine Snow. Ela é uma das líderes, nos Estados Unidos, de um programa de intervenção para escolas do ensino fundamental chamado Geração de Palavras”, explica Leonardo

 “Nesse grupo foi criada uma instituição, chamada SERP, que promove a parceria do conhecimento gerado na universidade com líderes de governo e sociedade civil para ajudar na implementação de práticas, baseadas em evidências, para melhorar a leitura”, informa o pesquisador do NEES.

“Meu doutorado foi na área de aquisição básica de leitura. Agora estou estudando um outro componente do processo de literacia dos jovens, mais relacionado à compreensão de leitura e o desenvolvimento de raciocínio lógico e argumentativo. Tenho a chance de aprofundar justamente com os pesquisadores que lideram essa área no mundo”, enfatizou Leonardo.  

Um dos carros-chefe da Jornada da Equidade Educacional é justamente o Geração de Palavras, criado pelos pesquisadores da Universidade de Harvard. Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental participam de debates e discussões semanais, a partir de palavras e textos motivadores, aprimorando a compreensão de leitura e a alfabetização. Outros ganhos são estímulo ao desenvolvimento da linguagem acadêmica, expansão do vocabulário e melhorias na aprendizagem.

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