Os desafios e as oportunidades para transformar a educação com inclusão e equidade são tema da Jornada Pedagógica realizada na cidade alagoana de São Sebastião e que contou com a participação de pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES).

Na abertura, na noite da última terça-feira (07), houve uma palestra do diretor executivo de Operações do NEES, Leonardo Brandão, e da coordenadora do Programa de Promoção da Equidade Educacional, Mina Isotani.

São Sebastião é uma das três cidades brasileiras onde o NEES desenvolve a Jornada da Equidade Educacional, iniciativa voltada para ajudar municípios de pequeno porte a melhorarem a aprendizagem dos seus estudantes e vencerem outros problemas educacionais. O projeto é realizado também em Limoeiro (PE) e Cametá (PA).

Na cidade alagoana, o diferencial da proposta foi a melhora do desempenho entre estudantes das zonas rurais e promoção da aprendizagem de forma equitativa entre os participantes.

A jornada pedagógica promovida pela Secretaria de Educação de São Sebastião acontece até a próxima sexta-feira (10), na Escola Municipal Professora Maria Queiroz. Estão previstos encontros e atividades focadas no desenvolvimento e na capacitação profissional de docentes e equipes técnicas.

AÇÕES

Na abertura do evento, o diretor Leonardo Brandão apresentou o NEES e os projetos desenvolvidos em conjunto com o governo federal. Ele destacou o compromisso do NEES com a promoção da equidade educacional e agradeceu a parceria do município.

Já Mina Isotani abordou o Programa de Promoção da Equidade Educacional, além de mostrar alguns resultados e ações futuras. A mediação foi feita pelo coordenador municipal de Tecnologia Educacional e pesquisador do NEES, Sivaldo Joaquim. Cerca de 750 educadores e gestores educacionais  participaram.

Estiveram presentes o prefeito José Pacheco Filho, a secretária municipal de Educação,  Sandra Ribeiro, além de vereadores e outras autoridades.

A rede municipal de Educação de São Sebastião tem 7.400 estudantes, 350 professores e 33 escolas. A Jornada da Equidade Educacional começou a ser implementada na cidade em março de 2023.

Entre os ganhos já observados pela equipe do NEES e apresentados por Mina Isotani na palestra estão o aumento de vocabulário dos estudantes, a partir do desenvolvimento de estratégias eficazes para diferentes estilos de aprendizagem; a melhora na fluência leitora e compreensão de textos; e o letramento eficiente, com promoção de acesso ao ensino e aprendizado.