Responsável pelo desenvolvimento de ferramentas e plataformas que contribuem para o aprimoramento do Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD), o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) participou, em Brasília, de um workshop realizado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Do NEES estavam presentes o vice-diretor geral, Diego Dermeval, e os pesquisadores André Magno, Rafael Araújo e André Almeida. O PNLD é uma das políticas públicas mais longevas do País – tem 85 anos – e que promove o acesso a livros para milhões de crianças, jovens e adultos do ensino público.

O PNLD compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados a alunos e professores.

Beneficia, segundo o MEC, 30 milhões de alunos. São 130 milhões de livros entregues de forma sistemática, regular e gratuita. O PNLD contempla instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público.

Há materiais para estudantes com deficiência visual, com baixa visão ou disléxicos. Já os livros que são destinados aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio estão disponíveis também no formato de livro digital (ePUB).

EVENTO

Na abertura do workshop, cujo tema central foi “Você conhece o PNLD?”, estavam a secretária nacional de Educação Básica, Katia Schweickardt, e a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba. Também estavam a coordenadora geral de materiais didáticos (CGMD) do MEC, Raphaella Cantarino, e a coordenadora geral do Livro do FNDE, Nadja Cezar.

A programação do evento contou com um histórico do programa, apresentação da estrutura, objetivos e números dessa política pública. Também foi abordada a avaliação pedagógica dos livros, uma das etapas importantes do programa.

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pesquisador do NEES André Magno falou sobre os impactos do PNLD. Nessa mesma atividade estava a diretora de apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC, Anita Stefani.

“As soluções computacionais e de pesquisa que nós desenvolvemos no NEES para o PNLD permitem que o MEC acompanhe o processo de avaliação pedagógica em tempo real e tome decisões baseadas em evidências e dados concretos”, destaca André Magno

O NEES participa de diversas etapas do PNLD  tanto nas fases iniciais, de validação, avaliação pedagógica, análise de atributos, quanto nas outras etapas de apoio às atividades de negociação e predição do quantitativo de alunos por escola e etapa de ensino.

(Com informações da Ascom do MEC e FNDE)