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A Forbes, uma das mais importantes revistas de economia e negócios do mundo, citou o trabalho realizado pelo pesquisador Seiji Isotani, um dos fundadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). O conceito de “AIED Unplugged”, abordado na publicação, é uma metodologia inovadora criada pelos pesquisadores do NEES. O artigo da Forbes, divulgado esta semana e assinado pelo phD Bryan Penprase, professor da Soka University of America (EUA), mostra exemplos de como a IA pode transformar a educação no Sul Global.

“O programa “AIED Unplugged”, do acadêmico de Harvard Seiji Isotani, alcançou mais de 250 mil alunos utilizando IA e smartphones. O AIED Unplugged oferece ferramentas avançadas de IA aos professores, capacitando-os a avaliar redações de alunos com mais eficiência e melhorar os resultados”, destacou Bryan Penprase.

O texto da Forbes destacou um trecho de um artigo de Seiji no qual ele diz que AIED Unplugged “capacita o professor com conhecimento para que ele possa atuar melhor em sala de aula”, acrescentando que “quando pensamos em adaptar a tecnologia, não se trata da tecnologia, mas das pessoas”. Ainda conforme o artigo, o trabalho do NEES está sendo expandido para outros países, ajudando a desenvolver políticas públicas para ampliar o acesso à IA em regiões remotas.

O NEES foi fundado 13 anos atrás pelos pesquisadores Alan Pedro, Ig Bittencourt e Seiji Isotani. O núcleo é vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e reúne um qualificado time de mais de 140 professores e pesquisadores de dezenas de instituições de ensino do Brasil. Contribui com o Ministério da Educação (MEC) no desenvolvimento e implementação de importantes políticas públicas para melhorar o ensino público brasileiro, a exemplo dos Programas Pé-de-Meia e do Livro e Material Didático (PNLD).

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