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Pesquisa inédita do NEES coleta informações em escolas de Alagoas para aprimorar a predição de alunos no PNLD

3 de dezembro de 2024

Projeto inédito do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) vai contribuir para aprimorar o envio de milhares de exemplares do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), considerando fatores como transporte, infraestrutura e condições das estradas. Em um país continental como o Brasil, a entrega de livros e material didático para estudantes de escolas públicas de todas as regiões exige bastante planejamento e logística.

Os números do PNLD, um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo, são expressivos. Somente este ano, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram adquiridos cerca de 195 milhões de livros e materiais didáticos, beneficiando mais de 31 milhões de alunos da educação básica, num investimento do governo federal de aproximadamente R$ 2,1 bilhões.

“Para entender melhor as dinâmicas locais que impactam diretamente o quantitativo de alunos nas escolas beneficiadas pelo PNLD, iniciamos uma pesquisa em cinco cidades de Alagoas. O objetivo é aprimorar a assertividade na entrega de livros didáticos do PNLD”, explica o pesquisador do NEES Bruno Pimentel, que coordena a iniciativa. 

Nove pesquisadores – sete do NEES e dois do FNDE – visitaram escolas rurais e urbanas dos municípios alagoanos de Rio Largo, Murici, Jequiá da Praia, Coruripe e Piaçabuçu, nos dias 28 e 29 de novembro. Foram aplicados questionários para coletar informações mais precisas sobre o alunado. “São informações que ajudarão a otimizar a entrega dos materiais escolares do PNLD, considerando fatores como transporte, infraestrutura e condições das estradas, que muitas vezes escapam às análises baseadas exclusivamente nos dados fornecidos pelo INEP”, destaca Bruno Pimentel

Segundo o pesquisador do NEES, o projeto piloto é parte de uma ação mais ampla que pretende alcançar escolas em todos os estados do Brasil, consolidando-se como uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico do PNLD. “As próximas etapas incluem a análise dos dados coletados em Alagoas e o planejamento de novas visitas para outras regiões do País”, informa Bruno.

O NEES contribui com desenvolvimento e aplicação de ferramentas tecnológicas para diversas etapas do PNLD. Uma dessas foi uma nova metodologia de predição, personalizada e usando inteligência artificial, a partir da realidade de cada escola,  com variáveis que incluem dados demográficos, histórico de matrículas anteriores e características das escolas.

A predição é importante no PNLD para evitar prejuízo pedagógico e desperdício de dinheiro público. “Se faltam exemplares, existe a necessidade de nova remessa para que os alunos não fiquem sem material para estudar. Caso sobrem livros, há gasto de recursos financeiros a mais sem necessidade”, observa Bruno.

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