Desenvolvida pelo time do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a plataforma de consulta ao programa Pé-de-Meia, do governo federal, já foi acessada por mais de 1,5 milhão de pessoas. Os números são do Ministério da Educação (MEC), que disponibilizou a ferramenta para os alunos do ensino médio em novembro do ano passado.
A plataforma permite ao estudante verificar sua situação no programa de forma simples e transparente e pode ser utilizada em computadores, celulares ou tablets, por meio da conta gov.br. É mais uma importante ação do NEES em favor da educação brasileira, ao ampliar a transparência, o acesso à informação e o acompanhamento de políticas públicas educacionais.
A iniciativa desenvolvida pelo NEES facilita o monitoramento da frequência escolar, das parcelas do incentivo financeiro e dos dados cadastrais, além de permitir a identificação de eventuais pendências que possam impactar o recebimento do benefício. As informações são atualizadas periodicamente, a partir do processamento dos dados encaminhados pelas secretarias estaduais e municipais de Educação e pelas redes federais de ensino.
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público e inscritos no CadÚnico. Estruturado como uma modalidade de poupança, o programa busca promover a permanência e a conclusão escolar, contribuindo para a redução das desigualdades sociais, a ampliação do acesso à educação e o estímulo à mobilidade social entre os jovens.
*Com informações da Ascom do MEC