Desafiados a propor ideias inovadoras para apoiar outros jovens na escolha profissional, os estudantes que conquistaram o primeiro lugar nas cinco categorias do concurso foram reconhecidos durante evento em Brasília

Conheça os cinco jovens que ficaram em primeiro lugar (da esquerda para a direita): Marlon, Ana Rebeca, Igo, ngelo e Débora.
Conheça os cinco jovens que ficaram em primeiro lugar (da esquerda para a direita): Marlon, Ana Rebeca, Igor, Ângelo e Débora.

Eles se deslocaram do Amazonas, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e de Goiás especialmente para participar da segunda edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, no dia 3 de dezembro. Para a maioria deles, foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de pisar na capital do país, de viajar de avião e de ter suas ideias reconhecidas em um evento de tal magnitude.

Vivenciar essa experiência foi parte da premiação recebida por cinco jovens como reconhecimento por conquistarem o primeiro lugar em uma das categorias do Desafio Soutec, um concurso técnico-cultural que desafiou estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental e do 1o ano do Ensino Médio de escolas públicas. Foram premiados: Ana Rebeca Costa Pinheiro, que propôs estratégias para estimular o uso do aplicativo Soutec; Ângelo Zabata, que sugeriu aprimoramentos para o aplicativo ficar mais atraente; Débora Campos Viegas, que recomendou adaptações para tornar o Soutec mais acessível e inclusivo; Igor Gabriel Silva Nogueira, que apresentou ideias de soluções tecnológicas inovadoras para ajudar na escolha profissional; e Marlon Martins Soares, que pensou em novas funcionalidades para o aplicativo.

Estudantes receberam menção honrosa durante a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.
Estudantes receberam menção honrosa durante a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

Criado por pesquisadores vinculados ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a pedido do Ministério da Educação (MEC), o aplicativo Soutec foi desenvolvido para ajudar os estudantes a escolherem um curso técnico sob medida para atender a cada perfil de interesses. Lançado em junho, está disponível de forma gratuita nas lojas de aplicativos, e já contabiliza mais de 200 mil downloads. 

A ferramenta disponibiliza um teste de orientação profissional com 72 questões, que são fruto do trabalho do professor e pesquisador Mauro Magalhães, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Durante o evento de reconhecimento, em Brasília, o professor ofereceu uma oficina de orientação profissional aos vencedores do Desafio Soutec. “Nessa etapa da vida, é importante viver uma fase exploratória antes de decidir qual profissão seguir. Explorar é conversar com as pessoas, visitar lugares, ouvir os especialistas das áreas profissionais que lhe interessam e usar a internet de todas as formas possíveis para pesquisar mais. A curiosidade é fundamental para abrir o leque de opções”, orientou Mauro.

Oficina de orientação profissional possibilitou que jovens refletissem sobre as próprias habilidades, desejos e motivações.
Oficina de orientação profissional possibilitou que jovens refletissem sobre as próprias habilidades, desejos e motivações.

Durante as cerca de duas horas de oficina, sentados em círculo em uma das salas de apresentação do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, os jovens compartilharam suas expectativas em relação ao futuro profissional, refletiram sobre as próprias habilidades, desejos e motivações. Acompanhados de seus responsáveis, eles se emocionaram ao revelar seus valores e ideais. “A escolha profissional envolve a escolha do tipo de problema que desejamos resolver”, ressaltou Mauro. “O melhor dos mundos é quando conseguimos aliar competência e motivação no uso de nossas habilidades”, sintetizou.

“O nosso objetivo, ao oferecer essa oficina, foi contribuir com o processo de formação dos estudantes e também propiciar essa experiência de participar da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica”, explicou Joedna Hubner, assessora do Núcleo de Pesquisa e Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.

Após a oficina, os estudantes receberam um certificado de menção honrosa entregue pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Dias Sant´Ana, e pelo diretor do NEES, Alan Pedro da Silva.

Estudantes premiados conheceram alguns dos pesquisadores do NEES responsáveis por criar o aplicativo Soutec: Alan Pedro da Silva (primeiro à esquerda); Mauro Magalhães (ao meio); e Alisson Werner (último à direita).

Confira, a seguir, mais detalhes sobre as propostas que conquistaram o primeiro lugar:

Categoria: Estratégias para estimular o uso do aplicativo Soutec
Proposta campeã: 

  • Criar uma rede social, como a maioria das pessoas utilizam redes sociais, aumentaria o contato com a plataforma;
  • Organizar palestras em escolas e divulgar informações sobre o projeto;
  • Criar e publicar anúncios em várias plataformas digitais;
  • Transformar a plataforma em algo divertido e interessante ao público.

Autora da proposta: Ana Rebeca Costa Pinheiro.
Escola: Liberalina Weill.
Cidade/Estado: Manaus/Amazonas.

Categoria: Novas funcionalidades para o aplicativo Soutec
Proposta campeã: 

  • Saber+: adicionar informações mais detalhadas, além das que já estão disponíveis, pensadas para facilitar e auxiliar o jovem na pesquisa de sua escolha;
  • Sobre a instituição: informações sobre inscrições abertas, custos, link para site de cada instituição;
  • Sobre o curso: como está o mercado de trabalho e qual o salário médio;
  • Notícias:  reportagens e oportunidades sobre processos seletivos, cursos, preparação, histórias motivadoras de pessoas que já fizeram cursos técnicos, entre outras.

Autor da proposta: Marlon Martins Soares.
Escola: Padre Dionísio Homem de Faria.
Cidade/Estado: Bom Jesus do Galho/Minas Gerais.

Categoria: Aprimoramentos para tornar o aplicativo mais atraente
Proposta campeã:

  • Criar versão para espanhol;
  • A chegada de imigrantes venezuelanos no Brasil dá à juventude uma nova cara: ter a versão em espanhol colabora no processo de integração de recém-chegados ao País;
  • Fortalece o Brasil enquanto país latino parceiro de seus vizinhos, reforçando a importância da variedade linguística, da diversidade e da inclusão digital;
  • Sou venezuelano, é inovador escrever um projeto pensando nos meus companheiros.

Autor da proposta: Ângelo Zabata.
Escola: Colégio Estadual Maria do Carmo Lima.
Cidade/Estado: Águas Lindas de Goiás/Goiás.

Categoria: Adaptações para tornar o SOUTEC Mais acessível e inclusivo
Proposta campeã:

  • Ter uma guia para pessoas com deficiências visuais como o daltonismo;
  • Um botão de modo escuro;
  • Um chat de conversa para que os alunos que se interessam por certo curso também posso conhecer pessoas que também estão na mesma área que eles escolheram.

Autora da proposta: Débora Campos Viegas.
Escola: Antônio Valadares.
Cidade/Estado: Terenos/Mato Grosso do Sul.

Categoria: Soluções tecnológicas inovadoras para ajudar na escolha profissional
Proposta campeã:

  • Criar canal de comunicação direta para os estudantes esclarecerem suas dúvidas;
  • Ter um chat para aprimorar a interação com os usuários do aplicativo Soutec;

Autor da proposta: Igor Gabriel Silva Nogueira.
Escola: Ceti Aurea Pinheiro Braga 
Cidade/Estado: Manaus/Amazonas

 

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do NEES/UFAL

 

Mais informações: 
Sobre o Desafio Soutec: https://www.nees.ufal.br/desafiosoutecmobilizaestudantes/
Sobre a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica: https://semanaept.mec.gov.br/
Sobre o aplicativo Soutec: https://www.nees.ufal.br/soutec/