Fotos: Renner Boldrino – Ascom/Ufal

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que acontece em cinco cidades alagoanas até a próxima sexta-feira (20) e tem apoio do NEES, deve reunir mais de 10 mil estudantes de 230 escolas públicas e particulares do Estado. As atividades acontecem em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi.

Na abertura da Sinpete, na manhã de segunda-feira (16), na reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, o diretor geral do NEES, Alan Pedro, destacou a importância do evento e o trabalho realizado pelo núcleo.

“O NEES vem trabalhando com pesquisa aplicada à educação básica desde a sua fundação. E essa é uma oportunidade maior de dialogar com as bases, com os alunos e professores que estão participando da Sinpete. Promover o intercâmbio do conhecimento. A partir do diálogo com a sociedade, conseguimos intercambiar essa evolução científica e tecnológica em prol da equidade na educação brasileira”, destacou Alan.

Ele ressaltou que uma das ações do NEES é no PNLD, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC). “Todos os livros da educação básica distribuídos para 180 mil escolas públicas do Brasil, para quase 30 milhões de estudantes, passam pelo NEES, pela Ufal. É a ciência contribuindo para a educação básica”, afirmou Alan.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, destacou que “a Sinpete tem uma função estratégica do ponto de vista de permitir o acesso dos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio às universidades”.

Fotos: Renner Boldrino – Ascom/Ufal

“O papel do NEES é fundamental pelo fato de que dentre as atividades fins do núcleo estão ações como, por exemplo, a prevenção à evasão escolar e o aumento de qualidade de ensino. O NEES tem tido essa experiência em nível nacional, trazendo um reforço de conhecimento para que possamos melhorar o nosso dia a dia, promover mais impacto naquilo que a gente faz na educação superior e, por consequência, no ensino básico”, complementou Tonholo.

Na solenidade de abertura, participaram também o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Sílvio Bulhões; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes; o presidente da Undime Alagoas, Djalma Barros, além da vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti e pró-reitores da Ufal, do Ifal e da Uneal.

OFICINAS

Estudantes da educação básica participaram de atividades e experiências científicas no segundo dia da Sinpete, no campus da Ufal. As oficinas abordaram assuntos variados, como “Urgências e Emergências Domiciliares”, “Jogos de RPG de mesa no ensino” e “Plantas medicinais: saberes populares valorizados pela ciência”, por exemplo. Os temas são fundamentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Houve também a palestra Tecnologia Assistiva para Inclusão de Pessoas com Deficiência, do professor André Freire, da Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG).