* Com informações da Ascom do MEC
Estratégias para aprimorar o Programa Pé-de-Meia, um dos principais programas educacionais do governo federal, estão sendo discutidas em Brasília com a presença de pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o “Seminário Nacional do Pé-de-Meia: trajetórias escolares e combate às desigualdades” reúne cerca de 250 participantes de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal até a próxima quarta-feira (09).
O Pé-de-Meia foi criado ano passado e beneficia mais de 4 milhões de estudantes do ensino médio de escolas públicas. O NEES participa do programa desde a sua criação. Foi o time de pesquisadores do núcleo, ligado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que desenvolveu o Sistema Gestão Presente (SGP), plataforma que reúne os dados dos alunos do ensino médio e verifica os requisitos para o recebimento do auxílio financeiro pago pelo programa.
“O Pé-de-Meia entra numa fase de analisar os impactos, de se debruçar nos indicadores, dar respostas e mostrar os primeiros resultados à sociedade. É um imenso orgulho para todos nós da UFAL, e mais especificamente do NEES, saber que estamos contribuindo e impactando a educação do país, em escala nacional”, destaca o coordenador-geral do SGP, Thales Vieira. Ele foi convidado pelo MEC para participar da mesa de abertura do seminário, na última terça-feira (08).
Além dele, participam do NEES a diretora de Políticas Públicas e Inovação, Alessandra Debone; o vice-coordenador do TED responsável pelo desenho do Sistema Gestão Presente, Elthon Oliveira, a gerente e vice-gerente de Políticas Públicas, Ana Beatriz Fernandes e Júlia Gabriele Lima da Rosa, respectivamente; além de uma equipe que realizará formação nesta quarta-feira (09).
De acordo com o MEC, esse seminário é o primeiro evento técnico nacional e presencial que reúne secretários estaduais e atores de implementação local do programa, além de representantes de outras organizações. O objetivo é abordar a gestão pedagógica, assim como a gestão de dados e sistema, a fim de discutir estratégias para o aprimoramento contínuo do Pé-de-meia junto a convidados de outros órgãos e unidades acadêmicas.
REDE
O MEC informa que neste segundo ano de implementação do programa, foi criada a Rede Nacional de Articuladores de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem), com indicação de articuladores estaduais, responsáveis por implementar e acompanhar as ações do programa em seus territórios. Para este momento, o programa ainda tem a meta de se aproximar dos coordenadores estaduais do ensino médio, alinhando o Pé-de-Meia à Política Nacional de Ensino Médio.
O seminário conta com representantes da Renapem, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Controladoria-Geral da União (CGU), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Caixa Econômica Federal, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de representantes dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O PROGRAMA
O programa de incentivo financeiro-educacional é voltado a estudantes matriculados no ensino médio público inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O programa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes nessa etapa de ensino. Seu objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de fomentar a inclusão educacional e estimular a mobilidade social.