
O pesquisador brasileiro Ig Bittencourt, cofundador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL), participa ao lado de alguns dos principais especialistas do mundo do Simpósio Inaugural de Inteligência Artificial da Penn (Penn AI Symposium), que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, na Universidade da Pensilvânia (EUA).
O evento marca o lançamento da Penn AI, uma iniciativa que reúne toda a universidade com o objetivo de impulsionar a inovação responsável em inteligência artificial, promovendo colaboração interdisciplinar e enfrentando os principais desafios científicos e sociais da atualidade. É aberto a professores, estudantes e lideranças intelectuais, tanto da comunidade interna quanto externa à Penn.
Estarão reunidos importantes cientistas globais que vão compartilhar suas experiências com IA em diversas áreas, como educação, saúde, ciência e negócios.
Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ig Bittencourt será destaque no painel AI + Education, programado para o primeiro dia do simpósio. O pesquisador abordará o papel da inteligência artificial no campo educacional, tema central de suas pesquisas no Brasil e em parcerias internacionais. Além disso, ele também participa do painel coletivo AI + Education.
A agenda do simpósio traz nomes de referência mundial em diversas frentes de estudo da IA. Entre os destaques estão Kathleen McKeown, Guillermo Sapiro, Sanjog Misra, Stefania Druga, Gregory D. Hager, Faisal Mahmood, Surya Ganguli, Arvind Narayanan e Sharad Goel.
A presença de Ig Bittencourt nesse encontro reforça a relevância da pesquisa brasileira no cenário internacional da IA e evidencia o protagonismo do NEES em promover soluções inovadoras para a educação. O impacto da produção científica desenvolvida no Brasil se soma, ainda, ao reconhecimento internacional do também cofundador do Núcleo, Seiji Isotani, que recentemente assumiu o cargo de professor na Universidade da Pensilvânia.