Pesquisadores do NEES se reuniram com membros do Ministério da Educação (MEC) em Brasília para apresentar resultados de projetos desenvolvidos pelo núcleo

A diretoria do Núcleo de Excelência em Tecnologia Sociais (NEES) esteve em Brasília, na última quinta-feira (17), para participar de reuniões com o Ministério da Educação (MEC). Os encontros foram para apresentar ao governo federal os resultados preliminares de quatro projetos que estão sendo desenvolvidos pelo núcleo.

Estiveram presentes o diretor geral do NEES, Alan Pedro; o vice-diretor geral, Diego Dermeval, e o diretor de Operações, Leonardo Brandão. Eles foram acompanhados dos pesquisadores que coordenam os quatro projetos. O NEES é ligado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

“Foram discussões muito ricas sobre os projetos e alinhamentos que irão contribuir para melhoria contínua do nosso trabalho do NEES, realizado em parceria com o MEC”, destacou o vice-diretor geral do NEES, Diego Dermeval.

Do MEC participaram o subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Fábio Campelo Ribeiro; a diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica, Anita Stefani, e a coordenadora geral de materiais didáticos, Raphaella Cantarino, além de outros integrantes do ministério.

PAUTA

Os pesquisadores Rafael Mello e Taciana Pontual mostraram as evoluções nas visualizações e dashboards do projeto Plataforma + PNE – integrando dados conectados, Inteligência Artificial e análise de dados.

Thales Miranda falou sobre Gestão inteligente de atores educacionais da escola com dados abertos conectados. Projeto relacionado aos esforços de melhoria na gestão dos dados de frequência escolar e integração de sistemas de dados educacionais.

O professor Thiago Cordeiro apresentou os resultados do projeto que aborda Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

A agenda no MEC terminou com os pesquisadores André Magno e André Almeida explicando como o NEES está contribuindo, com pesquisa e inovação, para a transformação digital da avaliação pedagógica do PNLD.

Na comitiva do NEES estavam ainda os pesquisadores Ibsen Bittencourt e Leogildo Freires.