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2ª Expo Presencial da RIEH reunirá, de 15 a 17 de outubro, em Maceió, representantes de Secretarias da Educação de todo o Brasil

30 de setembro de 2025

Com informações da Ascom da RIEH

Uma ampla troca de experiências e atividades práticas que envolvem a educação híbrida. Esse é um dos principais objetivos da  Expo Presencial da RIEH, que será  realizada nos próximos dias 15, 16 e 17 de outubro na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió. Representantes de Secretarias de Educação de todo o Brasil vão participar.

A Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) é uma iniciativa do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A rede está presente em 24 unidades federativas e integra a Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM), que busca tornar a educação mais relevante e atrativa para os jovens. Também apoia o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens.

Em sua segunda edição, a Expo Presencial da RIEH ocorrerá pela primeira vez no prédio do Observatório da RIEH, recentemente inaugurado na UFAL. O evento vai promover a colaboração entre as Secretarias da Educação, a fim de aprimorar as estratégias regionais de educação híbrida por meio da utilização dos Núcleos de Inovação por estudantes e educadores. 

PROGRAMAÇÃO

Durante os três dias da Expo, coordenadores, vice-coordenadores e integrantes da rede de apoio à implementação da Política Nacional de Ensino Médio nos territórios vão trocar experiências e soluções. 

“Desde a primeira Expo Presencial, realizada em outubro de 2023, tivemos um crescimento não apenas no número de Núcleos de Inovação entregues. Nossa proposta de educação híbrida ganhou ainda mais força por meio da solidificação da parceria com os nossos integrantes e com o Ministério da Educação, da realização de formações voltadas a docentes e gestores escolares, da inauguração do prédio de nosso Observatório e da atuação de nossas equipes de políticas públicas, tecnologia e pedagógica”, comemora o coordenador-geral da RIEH, Ibsen Mateus Bittencourt

O pesquisador do NEES destaca que os integrantes da RIEH contam com todos os recursos que a Rede oferece – Núcleos de Inovação com equipamentos de ponta, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Repositório Virtual, Biblioteca em acesso aberto e consultoria especializada. “Esses recursos servem tanto para a criação de seus Planos de Ação quanto para assegurar padrões adequados de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes da educação básica, além de mitigar impactos na oferta de serviços educacionais causados por emergências ou calamidades públicas como as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, por exemplo”, reforça Ibsen Bittencourt.

A programação prevê a realização de quatro oficinas e duas mesas redondas com especialistas, além de atividades que visam aprofundar as relações e o engajamento entre os componentes da Rede. 

“Já vimos que uma solução encontrada pelo Acre para o funcionamento de seus Núcleos de Inovação pode ajudar o Mato Grosso do Sul, por exemplo, a enfrentar seus desafios. A Expo Presencial vai multiplicar esse compartilhamento, ainda mais com aqueles estados que recentemente inauguraram seus núcleos, como o Pará”, acrescenta o coordenador-geral da RIEH.

Uma rede com a cara do Brasil: diversa e plural

Voltada à implementação tecnológica, conceitual e didático-pedagógica do modelo de educação híbrida no Brasil, a RIEH leva em conta as particularidades de cada região em que se faz presente.  

A RIEH tem o comprometimento de aparelhar e fazer funcionar 52 Núcleos de Inovação. Destes, 43 já foram instalados e  outros nove serão concluídos ainda em 2025. Com mais de R$ 47,5 milhões investidos apenas pelo Governo Federal, além dos investimentos dos Estados e Distrito Federal,  são 2.958 equipamentos entregues, com capacidade de atendimento de 400 mil professores e 5 milhões de alunos do ensino médio público.

O objetivo principal da RIEH é possibilitar uma educação híbrida com inovação, qualidade e contribuição social. Para isso, a Rede considera que a educação híbrida é pautada em um ecossistema educacional que prioriza a integração cuidadosa de conteúdos e atividades pedagógicas presenciais na instituição educacional com outras fora dela.

Para isso, oferece recursos como:

Núcleos de Inovação

Equipados com câmeras robóticas, kits de iluminação e ilhas de edição, entre outras tecnologias, os Núcleos de Inovação da RIEH permitem que professores e estudantes criem materiais diversificados.

Hoje já são 43 núcleos em funcionamento no Distrito Federal e nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. A meta da RIEH é atingir o total de 52 núcleos entregues até o final de 2025.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Repositório Digital

Assim como os Núcleos de Inovação, o Ambiente Virtual de Aprendizagem da RIEH proporciona uma articulação entre tecnologias digitais e o processo educativo, possibilitando a conexão entre aulas presenciais e atividades e tarefas on-line. 

O AVA também oferece relatórios sobre o desenvolvimento e a evolução de cada estudante, permitindo a organização de novas estratégias para potencializar a experiência de aprendizagem. Além disso, ele é integrado ao Repositório da RIEH, facilitando o compartilhamento e o reaproveitamento de Recursos Educacionais Digitais (REDs) em diversos formatos e mídias entre escolas e entes federativos.

Observatório da RIEH 

O prédio do Observatório da RIEH foi oficialmente inaugurado no dia 31 de julho de 2025. Localizado no campus da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, a sede física da RIEH foi construída para promover a pesquisa científica e a formação de práticas pedagógicas que apoiam a educação híbrida, tanto no Brasil quanto no cenário internacional. Por meio da geração de evidências e do monitoramento de indicadores das redes de ensino participantes, o Observatório contribui para a transparência da política pública e fornece apoio à tomada de decisão dos gestores educacionais. 

Formação de práticas pedagógicas

Para o futuro da educação híbrida, promover o desenvolvimento dos educadores, gestores escolares e equipes técnicas dos estados também é fundamental. Em parceria com o Ministério da Educação, com a Universidade Federal de Alagoas e com outras instituições de qualidade reconhecida, a RIEH oferta formações voltadas ao aperfeiçoamento de competências e habilidades técnicas e pedagógicas.

Implementação de políticas públicas

A equipe de consultores de políticas públicas da RIEH trabalha diretamente com os entes federativos que a integram, proporcionando o suporte e o apoio necessários para a implementação da educação híbrida e a recomposição das aprendizagens. Além de acompanharem de perto cada ente participante, a equipe de consultores promove entre os entes participantes da rede o intercâmbio de experiências e de soluções essenciais para o sucesso da implementação da educação híbrida.

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