Da Ascom da RIEH
O estado do Piauí inaugurou, nesta terça-feira (04), seu primeiro Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), o 45º em funcionamento no país. A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Rafael Tajra Fonteles, da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, da coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, do secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, e do coordenador-geral da RIEH, Ibsen Bittencourt.
Instalado no Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Prof.ª Júlia Nunes Alves, em Teresina, o novo Núcleo terá capacidade para atender, nacionalmente, 400 mil professores e 6 milhões de estudantes da rede pública. O Piauí tem cerca de 140 mil alunos cursando o ensino médio nas escolas estaduais. Um segundo núcleo será inaugurado em breve também na capital, totalizando R$ 1,8 milhão em investimentos.
A RIEH é uma iniciativa do MEC em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e integra a Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM). O objetivo é tornar a educação mais atrativa e relevante para os jovens, reduzindo a evasão escolar e promovendo a implementação tecnológica, conceitual e pedagógica do modelo híbrido em todo o país.
COP30
Durante a inauguração, foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube o webinário “EduCOP30: Educação para o Clima e Inovação para o Futuro”, que integra a programação oficial da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
Com a presença do ministro Camilo Santana e de participantes de todos os estados e do Distrito Federal, o evento destacou o papel da educação básica na promoção de aprendizagens contextualizadas aos biomas brasileiros, reforçando a conexão entre educação, território e sustentabilidade.
Foram apresentadas experiências de escolas dos estados de Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, relacionadas à Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
Os projetos mostraram como a educação pode contribuir para debates sobre justiça climática e mitigação dos impactos ambientais, além de fortalecer a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorrerá nos próximos dias 9 e 16 de novembro.
A COP30 será realizada em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro e reunirá líderes globais, cientistas, organizações da sociedade civil e representantes de governos para debater soluções concretas de enfrentamento às mudanças climáticas.












Interatividade
O ministro Camilo Santana também conduziu o quiz interativo “Descubra o Bioma!”, desenvolvido pela equipe pedagógica da RIEH. A atividade, acessada via QR Code e respondida pela ferramenta Mentimeter, envolveu o público de forma lúdica e destacou o potencial da educação híbrida em promover engajamento e aprendizagem ativa.
O estudante Isaac de Souza, da 3ª série do Ensino Médio do CETI Prof.ª Júlia Nunes Alves, auxiliou o ministro durante a dinâmica. Beneficiário do Programa Pé-de-Meia, Isaac sonha em cursar Engenharia Elétrica com foco em energias renováveis e relatou estar motivado para o Enem graças às ações da RIEH.
O evento contou ainda com a participação da influenciadora e cientista Kananda Eller, que ministrou uma palestra sobre racismo ambiental com interação de estudantes e professores de Núcleos da RIEH em todo o país. Kananda tem se destacado na popularização da ciência e na divulgação científica acessível e democrática.