Uma das maiores e mais longevas iniciativas de educação governamental do País, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), conta com projetos desenvolvidos por pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Por meio de diversas ações, pesquisadores do NEES têm contribuído para o melhoramento do programa que compra e distribui livros para milhares de alunos e docentes das escolas públicas do Brasil.

Na primeira semana de maio, integrantes do NEES participaram, em Brasília, do III Workshop de Transformação Digital do PNLD. O encontro foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo programa. O PNLD tem 85 anos.

Um dos destaques do workshop foi o PNLD Digital. Para atender às atuais necessidades educacionais do programa, o governo federal planeja a transformação digital da iniciativa, com objetivo de melhorar, por exemplo, a execução de etapas do processo de aquisição de material didático.

Além de pesquisadores do NEES, estavam presentes representantes da Secretaria de Educação Básica do MEC e especialistas da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, e a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Nádja Cézar, acompanharam o evento.

 

INTEGRAÇÃO

“As reuniões em Brasília foram muito produtivas pois estreitamos a relação do NEES com o FNDE, otimizamos e integramos o trabalho realizado pelas equipes envolvidas no PNLD e alinhamos novas parcerias”, destaca um dos pesquisadores do NEES, professor Dalgoberto Miquilino.

“Listamos o que está sendo feito, as interseções dos projetos, quais os gargalos, quais as necessidades, como um projeto pode contribuir com o outro”, complementa o também pesquisador do NEES Bruno Pimentel.

 

NOVA METODOLOGIA

Uma das contribuições do NEES foi o desenvolvimento de uma nova metodologia para orientar o FNDE na quantidade de livros a serem comprados para os alunos das redes públicas.

“Atualmente o FNDE trabalha com um modelo de projeção de alunado por meio de dados estatísticos. O nosso trabalho foi aprimorar esse modelo, mas usando a inteligência artificial. A ideia é evitar desperdícios e otimizar a distribuição de materiais do PNLD”, observa Dalgoberto.

Bruno Pimentel, que coordena esse projeto, explica que o modelo atual, baseado em projeção estatística, usa somente uma variável, a quantidade de estudantes matriculados.

“Na nova metodologia desenvolvida pelo NESS utilizamos 345 variáveis. Além do número de alunos, consideramos, por exemplo, se a escola tem biblioteca, a qualificação dos professores, a estrutura da unidade de ensino, entre outras. É um modelo personalizado, que observa a realidade de cada escola, de cada turma”, enfatiza Bruno.  Com isso, destaca o pesquisador, as chances de haver falta ou sobra de livros diminui. 

 

MONITORAMENTO

Outro projeto do NEES para o MEC é o desenvolvimento do SIAAEB, o Sistema de Acompanhamento e Atenção a Estudantes da Educação Básica. “Este sistema vai inicialmente ser responsável por criar um código identificador único dos estudantes, além de permitir o registro e monitoramento de frequência dos estudantes por parte de professores e gestores escolares” explica o professor Thales Vieira, que coordena o projeto.

“Esse sistema tem um potencial grande de integração com o PNLD digital. Apresentamos o SIAAEB para representantes do FNDE e RNP, que mostraram bastante interesse e agendaram um outro momento para discutirmos o potencial deste sistema em algumas iniciativas destes órgãos”, informa Thales.

 

AVALIAÇÃO

O professor André Magno, também do NEES, coordena o projeto de transformação digital da Avaliação Pedagógica do PNLD. “Apresentamos para os integrantes do FNDE e RNP o fluxo de processos realizados pela avaliação pedagógica e suas integrações com o sistema do PNLD digital” relata André.

“A agenda técnica foi para debater ajustes de processos de integração entre a Plataforma da Avaliação Pedagógica, mantida pelo nosso projeto, e o PNLD Digital, desenvolvido pela RNP.  Além disso, foram discutidas estratégias de novas integrações e a realização de um planejamento para as atividades do ano de 2023”, explica o pesquisador do NEES.