*Com informações da Ascom do MEC
Maceió sediou, entre os dias 17 e 19 deste mês, o 3º Encontro Formativo da Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (RENAPEM), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), através do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES).
Cerca de 120 gestores, técnicos, articuladores estaduais e representantes de instituições parceiras se reuniram com o objetivo de fortalecer a implementação do programa, ampliar o diálogo entre as redes estaduais e avançar nas estratégias de permanência e sucesso escolar na educação básica.
Ao longo dos três dias, os participantes debateram a execução dos Planos de Ação da Renapem 2025, estratégias de equidade, ações pedagógicas e a preparação das equipes para o planejamento de 2026. A programação incluiu painéis, oficinas, palestras e apresentação de experiências estaduais voltadas à redução da evasão e do abandono escolar.
Atualmente, o programa Pé-de-Meia beneficia 4 milhões de estudantes e tem investimento anual de R$12,5 bilhões. Chamado de poupança do ensino médio, o incentivo financeiro-educacional é destinado a estudantes beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e da educação de jovens e adultos (EJA).








PLANEJAMENTO
A diretora de Incentivos a Estudantes da Educação Básica do MEC, Marisa de Santana da Costa, ressaltou a relevância do encontro para consolidar a política. “Esse seminário da Renapem foi um momento essencial para revisitar o que fizemos em 2025 no Pé-de-Meia e, principalmente, projetar as ações para 2026. Discutimos profundamente todo o repertório construído, as agendas formativas e fizemos um mergulho na formulação da política do Pé-de-Meia, explicitando o problema público que buscamos enfrentar”, afirmou.
Marisa destacou ainda avanços concretos, como a geração da primeira folha de pagamento dos incentivos estudantis. “Comemoramos juntos este marco, ao lado do time que chamamos de veteranos do Pé-de-Meia. E celebramos também a chegada da equipe de gestão pedagógica, que fortalece o caráter educacional do programa”, disse. “A chegada do time de gestão pedagógica vem na perspectiva de engrenagem, de somar para potencializar o programa e dar mais centralidade ao caráter educacional do programa”, afirmou Marisa.
“Isso tem sido possível por causa da parceria que foi estabelecida entre MEC e UFAL, em especial o NEES, que nos apoia na implementação do programa, no atendimento, comunicação com os articuladores das redes, mas também com o desenvolvimento do sistema que permite a coleta e sistematização de dados, cruzamento de bases e que gera a folha de pagamentos dos incentivos aos estudantes”, observou a diretora do MEC ao enfatizar o papel do NEES.
EVIDÊNCIAS
O vice-coordenador da parceria UFAL/NESS com MEC, José Márcio de Oliveira, também avaliou positivamente a realização do encontro: “Foi uma oportunidade de discutir planejamento, estratégias e ações fundamentais para a rede nacional de implementação do programa”, afirmou.
Segundo Ana Beatriz, gerente de implementação de Políticas Públicas do NEES/UFAL, as atividades reforçaram a centralidade do uso de dados e evidências para orientar a política. “Trabalhamos dados, evidências e ações pedagógicas articuladas à coleta de informações. O NEES tem muito orgulho de estar à frente dessas ações, em parceria com o MEC”, explicou. “O programa vai além do incentivo financeiro. Ele é uma política pedagógica que assegura a trajetória escolar de estudantes em situação de vulnerabilidade.”