*Com informações da Ascom do MEC
O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), representado pelos diretores Alessandra Debone e André Magno, participou de uma imersão na Índia, esta semana, para conhecer iniciativas de Infraestrutura Pública Digital (IPD). A viagem foi realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Fundação Lemann, a MegaEdu e o Centre for Open Societal Systems (COSS).
A missão teve como objetivo conhecer o ecossistema digital indiano, hoje uma referência global, e identificar soluções adaptáveis para acelerar a transformação digital da educação pública brasileira. A visita serviu para identificar soluções que possam ser adaptadas ao contexto brasileiro, como sistemas de matrícula, acompanhamento de frequência escolar e análise de resultados de aprendizagem.
No Brasil, o NEES colabora com importantes iniciativas do governo federal nesta área, a exemplo do MEC Gestão Presente, sistema nacional de dados educacionais da educação básica, que integra e qualifica informações de frequência, matrícula, movimentação e trajetórias escolares dos estudantes brasileiros.

PARTICIPAÇÃO
Além de representantes do MEC e MGI e dos diretores do NEES, a missão brasileira contou com integrantes da Casa Civil, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Havia também representantes da sociedade civil.
“O uso de tecnologias digitais públicas e abertas e de ferramentas de integração de dados abre caminho para garantir direitos dos estudantes e termos um sistema educacional mais inovador, inclusivo e conectado em todos os níveis de governo. É um trabalho colaborativo que demanda a participação de governos municipais, estaduais, do MEC e de toda a sociedade”, explicou o secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC, Evânio Antônio Araújo Júnior.