Ministro Camilo Santana deu posse ao reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, em cerimônia realizada em Brasília

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, tomou posse oficial do segundo mandato à frente da instituição numa cerimônia realizada em Brasília na última quarta-feira (24). O vice-diretor geral do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), André Magno, e o diretor executivo de Gestão, Edmilson Fialho, acompanharam a solenidade.

Coube ao ministro da Educação, Camilo Santana, dar a posse a Josealdo Tonholo e a mais outros 24 reitores de universidades e institutos federais, eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica. A cerimônia aconteceu no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na capital federal.

“Tonholo é um reitor diferenciado. Ele tem um perfil extremamente inovador. É um reitor que incentiva o NEES a crescer cada vez mais e não mede esforços para nos ajudar e divulgar o nosso trabalho”, destacou Fialho. “Em todos os momentos em que ele tem a oportunidade de incentivar não só o NEES,  mas outros programas da Ufal, ele o faz de forma aberta”, acrescentou o diretor executivo do NEES.

O decreto com a nomeação de Josealdo Tonholo como reitor da Ufal foi assinado pelo presidente Lula e publicado na edição de 31 de janeiro. Ele foi reeleito com mais de 74% dos votos da comunidade universitária em julho de 2023, para quatro anos de gestão. O mandato anterior foi concluído em janeiro deste ano.

Fotos: Ineh de Alarcão Andrade – Assessor UFAL