Pesquisadores André Almeida (E) e André Magno apresentaram a ferramenta desenvolvida pelo NEES para a coordenadora geral de Materiais Didáticos do MEC, Raphaella Cantarino

Uma nova ferramenta criada pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) vai dar mais controle e transparência a uma das mais importantes etapas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC). Utilizando uma plataforma de BI (Business Intelligence), professores que integram o time de pesquisadores do NEES desenvolveram um ambiente computacional que permitirá aos gestores do MEC acompanhar, em tempo real, como está sendo realizada a avaliação pedagógica do PNLD.

A novidade foi apresentada, no último dia 17 de agosto, em Brasília, à equipe da Coordenação Geral de Materiais Didáticos (CGMD) da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. No ciclo do PNLD, a avaliação pedagógica preza pela qualidade pedagógica dos livros e materiais e é uma das fases mais complexas do processo – dura cerca de 200 dias.

PRODUTIVIDADE

Os professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pesquisadores do NEES André Magno e André Almeida se reuniram, na capital federal, com a coordenadora da CGMD, Raphaella Rosinha Cantarino, para explicar o funcionamento do software.

“Na transformação digital do PNLD, nós do NEES implementamos uma plataforma computacional para realização da avaliação pedagógica. Agora, criamos uma ferramenta de gestão que vai permitir acompanhar todo esse processo da avaliação, em tempo real. Com isso, os gestores do MEC vão saber, por exemplo, quantas obras estão sendo avaliadas, quais foram finalizadas, quais ainda não foram, se o processo está avançado ou atrasado”, explicou o coordenador do projeto, André Magno.

“Poderão analisar as obras em avaliação por componente e categoria e até mesmo conhecer a distribuição geográfica das pessoas avaliadoras. E assim identificar ajustes que necessitarem ser feitos”, afirmou Magno. “A CGMD terá mais assertividade e mais controle do processo, a partir de dados, indicadores, relatórios e métricas. Com maior controle, há mais chance de aumentar a produtividade durante a etapa da avaliação pedagógica”, destacou André Magno.

TRANSPARÊNCIA

“A ferramenta de BI que o NEES entregou dá acesso aos indicadores da avaliação pedagógica. Fiquei maravilhada com os dados apresentados, trazendo os números em tempo real, o que além de auxiliar no nosso trabalho, dará uma transparência mais efetiva a todo o processo”, enfatizou a coordenadora da CGMD, Raphaella Cantarino.

“Nós da Coordenação Geral de Materiais Didáticos, em parceria com o NEES, temos desenvolvido uma série de ações para promover a transformação digital da avaliação pedagógica do PNLD, visando cada vez mais a melhoria dos processos e primando pela qualidade dos materiais pedagógicos que serão entregues para os nossos estudantes”, complementou a coordenadora do MEC.

“É mais uma contribuição do NEES para melhorar as políticas públicas do País”, destacou André Magno. Para criar a ferramenta foram necessários cerca de 5 meses. A entrega do ambiente computacional de BI é fruto da dedicação diária de todo o time que trabalha na transformação digital da avaliação pedagógica do PNLD.

ALCANCE

Somente neste ano de 2023, o PNLD adquiriu cerca de 102 milhões de livros para 30 milhões de estudantes da rede pública distribuídos por todo o território nacional. É a política pública mais longeva do Brasil, com 85 anos de existência. Há uma criteriosa análise dos exemplares que depois serão escolhidos pelos docentes das escolas públicas.