Pessoa segurando um livro ao lado de duas estantes de livros
Foto: jcomp/Freepik

Plataforma computacional desenvolvida e mantida pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) contribui para a avaliação pedagógica dos livros distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC).

Somente no ano de 2021, o programa adquiriu cerca de 172 milhões de livros para 30 milhões de estudantes de 140 mil escolas distribuídas por todo o território nacional. É a política pública mais longeva do país, com 85 anos de existência.

Responsáveis por desenvolver ações de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transformação digital, os pesquisadores NEES buscam otimizar o tempo de operação de cada atividade da avaliação pedagógica do programa.

Metas

Segundo André Araújo, coordenador do projeto e vice-coordenador do curso de Sistemas de Informação (SI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na Unidade Educacional de Penedo, o projeto envolve metas de desenvolvimento de soluções computacionais e integração com outras plataformas governamentais.

A gestão da inovação tecnológica e científica, o uso de inteligência artificial para identificar falhas de conteúdo contidos nos livros e nos materiais e o redesenho de processos organizacionais da política pública do PNLD também fazem parte do projeto.

“A execução das metas do projeto aliada à transformação digital que vem sendo implantada tem impactado a política pública mais longeva do país com transparência, simplificação de processos e eficiência na tomada de decisão”, destaca André Araújo.

Dentro do ciclo de vida do PNLD, a avaliação pedagógica zela pela qualidade pedagógica dos livros e materiais. Entre as principais responsabilidades dos avaliadores, “destacam-se o preenchimento e a entrega pontual das fichas de avaliação, pareceres, resenhas e relatórios”, diz o professor da UFAL. Tudo é realizado diretamente na plataforma.

Processo

Com mais de dois anos de uso, a plataforma é responsável por receber as avaliações de professores de todo o País e concentrar registros relacionados aos materiais didáticos que serão disponibilizados nas escolas brasileiras.

A avaliação é caracterizada por um criterioso processo que tem como objetivo zelar pela qualidade pedagógica dos livros e materiais que posteriormente serão escolhidos pelos professores.

Além do desenvolvimento da plataforma, os pesquisadores também têm metas de pesquisa e utilizam inteligência artificial (IA), por exemplo, para repensar a política pública do PNLD.

Termo de Execução Descentralizada

Essas etapas fazem parte do Termo de Execução Descentralizada (TED), instrumento celebrado entre a UFAL e o MEC, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“O PNLD é um dos maiores e mais democráticos programas de distribuição de livros didáticos para os estudantes e professores do mundo. A celebração do TED entre o NEES/UFAL e a CGMD/MEC visa a transformação digital e desenvolvimento da Plataforma Avaliação, buscando condições de melhoria da avaliação pedagógica das obras que fazem parte deste programa para a garantia de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, destaca a coordenadora geral de Materiais Didáticos (CGMD) do MEC, Raphaella Cantarino.

Passo a passo do PNLD

Para que os livros e materiais didáticos ofertados pelo PNLD cheguem aos alunos das escolas públicas, um longo processo é executado e que dura em média dois anos.

O ciclo de vida do PNLD se inicia com o lançamento do edital, onde ocorre a definição do objeto, características das obras, prazos e as especificações técnicas e pedagógicas dos livros e materiais (didáticos e literários).

Após o lançamento do edital, as outras fases são a inscrição das obras por parte das editoras; a avaliação pedagógica dos livros e materiais didáticos; escolha das obras por parte dos diretores, coordenadores e professores; a negociação das obras escolhidas entre o FNDE e as editoras. Ainda há a produção gráfica, a distribuição e por fim o uso do material pelos alunos e professores.