Três novos núcleos da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) foram inaugurados essa semana. Desta vez, em São Luís, no Maranhão. A RIEH é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Os espaços dispõem de equipamentos audiovisuais de ponta para fomentar práticas pedagógicas inovadoras, promovendo a integração de metodologias híbridas e tecnologias educacionais. A RIEH conta atualmente com 29 núcleos no País. Até o final deste ano serão 36, chegando nos Estados de Minas Gerais e Piauí.
Os núcleos já em funcionamento estão em 17 Estados e no Distrito Federal (Alagoas, Sergipe, Acre, Tocantins, Amapá, Rio Grande do Norte, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).
A inauguração em São Luís aconteceu na última terça-feira (26). Estavam presentes a coordenadora-geral do Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves; a secretária estadual de Educação do Maranhão, Jandira Dias; o subsecretário de Educação do Maranhão, Anderson Lindos, além de membros da equipe técnica, gestores escolares e alunos do ensino médio da rede estadual.
“A Rede de Inovação para a Educação Híbrida vem para proporcionar que mais estudantes tenham acesso à informação, ao conhecimento e se engajem mais. A juventude brasileira precisa de oportunidades que lhes desafiem, que instiguem a sua capacidade e sua inteligência”, destacou a coordenadora nacional do Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves.
A secretária de Educação do Maranhão, Jandira Dias, ressaltou a importância estratégica do projeto para o fortalecimento do ensino médio na rede estadual.
“A inauguração do Núcleo de Inovação e Educação Híbrida representa um marco para a educação pública do Maranhão. Com essa estrutura tecnológica e pedagógica, estamos promovendo uma transformação no ensino médio, conectando nossos estudantes às metodologias inovadoras e garantindo oportunidades de aprendizado que atendam às demandas do século XXI”, enfatizou a secretária. “Esse é mais um passo do nosso compromisso em oferecer uma educação pública inclusiva, acessível e de excelência, fortalecendo o futuro da juventude maranhense”, complementou Jandira.
NASA
Na inauguração também estava presente a professora Sandra Maria do Nascimento, do Centro de Ensino Senador Clodomir Millet, que fica na cidade de Timon. Juntamente com seus alunos, Sandra compartilhou os resultados de uma experiência inspiradora, fruto de uma “eletiva de base” da rede estadual, que resultou na criação do grupo “Babaçu Rocket Team”.
O grupo desenvolveu um projeto de investigação científica sobre a tensão interfacial entre óleo de coco babaçu e água em ambiente de microgravidade, trabalho que foi selecionado pela Estação Espacial Internacional (ISS) da NASA e envolveu a participação de astronautas. O experimento foi transmitido ao vivo, em inglês, para Houston, em uma conexão direta entre os estudantes maranhenses e a NASA, no dia 11 de julho de 2024.
(Com informações da Ascom do MEC e Secretaria de Educação do Maranhão)