Equipes do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e do Ministério da Educação (MEC) participaram, nos dias 3, 4 e 5 de abril, do PNLD Tech Day, realizado em Penedo e Maceió, no Estado de Alagoas. O workshop serviu para analisar as ações realizadas em 2023 sobre a avaliação pedagógica e a formação dos profissionais que atuam no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Também para identificar as boas práticas e projetar atividades e metas para este ano.

O PNLD é um dos maiores programas da educação pública do Brasil, responsável por distribuir milhares de livros para alunos e professores de escolas públicas. O NEES participa de várias etapas do programa. Somente para este ano letivo, o MEC, por meio do  FNDE, comprou e enviou para a rede pública cerca de 194 milhões de exemplares, beneficiando 31 milhões de estudantes, num investimento de R$ 2,1 bilhões.

Uma das fases mais importantes do programa é a avaliação pedagógica dos livros – quando se verifica a qualidade do material didático. A plataforma em que acontece essa avaliação foi desenvolvida pela equipe de pesquisadores do NEES. Também coube ao NEES a criação de uma plataforma, PNLD Formação, onde avaliadores, comissão técnica e todas as diversas funções que estão envolvidas no processo de avaliação pedagógica fazem treinamentos e capacitações.

AVALIAÇÃO

A coordenadora-geral de Materiais Didáticos da Secretaria de Educação Básica do MEC, Raphaella Cantarino, foi uma das participantes do Tech Day. Além das equipes do NEES, estavam presentes outros representantes do MEC e das Universidades Federal de Alagoas (Ufal) e de Uberlândia (UFU) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que atuam no PNLD Avaliação.

“Esses encontros fazem parte de um conjunto de ações de trabalho que visam aproximar todos os atores envolvidos no cenário da transformação digital da avaliação pedagógica do PNLD”, destacou o vice-diretor geral do NEES e coordenador do TED PNLD Avaliação, André Magno

“Estamos investindo muito no uso da tecnologia da informação e comunicação para fazer a melhoria de todo o processo. Para que as partes operacionais e administrativas tomem as decisões baseados nas soluções computacionais que desenvolvemos”, explicou André.

“Participar do Tech Day em Alagoas, para nós do MEC, foi uma ação muito importante. A  coordenação Geral de Materiais Didáticos vem sempre buscar a melhoria da plataforma Avaliação, que é desenvolvida pelo NEES e traz todo o coração do PNLD. Pois todas as obras submetidas pelos editais passam pelo crivo da avaliação pedagógica para que depois possam ser adquiridas pelo FNDE e distribuídas para as escolas públicas”, afirmou Raphaela Cantarino

“Discutir processos de melhorias para os próximos editais do PNLD que são de Educação de Jovens e Adultos, educação infantil e ensino médio é de uma valia enorme para que a gente tenha mais sucesso nos livros submetidos à avaliação pedagógica do programa”, enfatizou a coordenadora do MEC.

PNLD FORMAÇÃO

O último dia do PNLD Tech Day abordou o PNLD Formação. Além dos treinamentos e capacitações, a plataforma desenvolvida pelo NEES tem uma base de conhecimentos extremamente elaborada para todos os processos, documentos e etapas do PNLD.

“Dessa forma, todos os envolvidos na avaliação pedagógica podem acessar essa base de uma forma intuitiva e rápida, para auxiliar no processo de avaliação”, enfatizou a gerente de Projetos e Líder de Experiência do Usuário no PNLD Formação, Paula Palomino.

“Nessa reunião em Maceió analisamos as ações e soluções tecnológicas do projeto. Também abordamos os avanços, nossas metas para 2024 e discutimos a integração com a plataforma PNLD Avaliação. Foi um alinhamento importante entre as equipes da CGMD-MEC e do NEES”, afirmou Paula.