seis pessoas sentadas ao redor de uma mesa marrom, estão realizando uma reunião, há papéis sobre a mesa e uma televisão que transmite a reunião aos demais participantes
Foto: Reprodução

Diretores do NEES estiveram em Brasília, esta semana, para reuniões com membros do Ministério da Educação (MEC). Na pauta, a apresentação de como estão os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo núcleo a pedido do MEC. Também houve o realinhamento das ações a partir das novas diretrizes das políticas públicas educacionais, uma vez que a atual gestão federal começou no início deste ano.

“Esse realinhamento é importante por conta do número de projetos que o NEES atualmente tem com o MEC. Em todo novo governo há necessidade de identificar as novas oportunidades e alinhar as prioridades”, destaca o diretor de Operações do NEES, Leonardo Marques.

Leonardo e outros dois integrantes do NEES – Diego Dermeval, vice-diretor geral, e Edmilson Gomes Fialho, diretor executivo – se reuniram na terça-feira (20) com o secretário-executivo adjunto de Educação Básica do MEC, Leonardo Barchini

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, participou remotamente. Já o pró-reitor de Gestão Institucional, Jarman Aderico, integrou o grupo presencialmente. O NEES é vinculado ao Instituto de Computação (IC) da UFAL.

“Apresentamos todos os projetos que o NEES tem com o MEC e FNDE”, explica Leonardo. Um deles é o desenvolvimento de um sistema de alerta preventivo de evasão e abandono que inova por agregar análise psicométrica aos modelos tradicionais de predição de evasão.

Os outros projetos são um sistema de predição de distribuição dos estudantes para auxiliar a logística do PNLD; o uso de IA para identificação e correção automatizada de textos manuscritos para o ensino fundamental; e o suporte de IA para otimização da gestão e do processo de avaliação pedagógica do PNLD.

Na quarta-feira (21) ocorreram reuniões com equipes do MEC para detalhar o que avançou nas entregas dos projetos de correção textual e do Sistema de Alerta Preventivo. Nesses encontros participaram do NEES: Thales Miranda, Thiago Cordeiro, Elton Oliveira e Rafael Ferreira.