Pular para o conteúdo

MEC e RIEH lançam guia e curso para formação de professores em educação híbrida

14 de fevereiro de 2025

Duas importantes ferramentas para fortalecer a Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH) foram lançadas nesta quinta-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC): um curso para formação de professores de escolas públicas e um guia sobre a educação híbrida. O NEES é responsável pela implementação e coordenação da RIEH.

A apresentação do guia e do curso aconteceu durante webinário que apresentou a rede e abordou também a Política Nacional de Ensino Médio e a Política Nacional de Educação Digital no Brasil. A RIEH é uma iniciativa do MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica. Entre os objetivos principais estão a promoção da educação híbrida em todo o País, com a garantia de formação, apoio técnico e infraestrutura tecnológica para a educação híbrida na rede pública.

O coordenador geral da RIEH e pesquisador do NEES Ibsen Bittencourt, foi um dos convidados. Participaram também do webinário o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos; a coordenadora-geral de Ensino Médio, Valdirene de Oliveira;  a consultora-técnica especialista do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), Mirza Toschi, e a pesquisadora e consultora técnica da rede, Daniela Lima

Em sua apresentação, Ibsen mostrou o trabalho que vem sendo feito na construção da RIEH e destacou que a rede está presente em 23 Estados e no Distrito Federal. “Hoje temos 33 núcleos de inovação entregues. Até o final de março deveremos chegar a 42. Acreditamos que até outubro chegaremos aos 52 núcleos previstos instalados e em pleno funcionamento, importantes para a formação dos professores”, afirmou Ibsen

O pesquisador do NEES também mostrou imagens do Observatório da RIEH, um moderno prédio que foi construído no câmpus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió e que deve ser inaugurado em breve. Será um espaço para monitorar a educação híbrida no Brasil. “Com o Observatório teremos condições de monitorar escola a escola, Estado a Estado, núcleo a núcleo”, comentou Ibsen.

MATERIAL

O guia “Educação Híbrida: conceito e orientações pedagógicas”  servirá como material orientador para a implementação de práticas pedagógicas na perspectiva das metodologias participativas. 

Já o curso “Educação Híbrida para Docentes: da compreensão à prática pedagógica” visa formar os professores do ensino médio público para a compreensão das possibilidades da educação híbrida no contexto da Política Nacional de Ensino Médio e da Política de Educação Digital. A ideia é possibilitar descobertas e caminhos para o planejamento, a implementação e a avaliação de medidas híbridas em suas práticas pedagógicas e escolas. 

(Com informações da Ascom do MEC)

Matérias Relacionadas

Traduzir