pessoa entregando papel, que representa um currículo, para outra pessoa
Imagem de Drazen Zigic no Freepik

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado ao Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), comunica a abertura de dois processos seletivos para cadastro reserva. Os bolsistas selecionados vão atuar em etapas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições vão de 20 a 30 de maio, somente pela internet (links estão no final do texto). São 300 vagas em cada edital do cadastro reserva.

Os candidatos aprovados serão convocados para ocuparem as vagas que surgirem durante o período de validade do certame (um ano, podendo ser renovado por mais outro ano), de acordo com a ordem de classificação. Os resultados finais das seleções serão divulgados em 2 de julho.

ANALISTA EM ACESSIBILIDADE DIGITAL

O primeiro edital (300 vagas) é para o quadro de analistas de acessibilidade digital dos materiais e recursos educacionais digitais do Projeto de Inteligência Aumentada do NEES, no âmbito do PNLD.

Do total de vagas ofertadas, 40% são para cotas, sendo 20% destinadas a pessoas negras (pretas e pardas) e 20% a pessoas com deficiência. O trabalho é remoto e com carga horária semanal de 20 horas.

Podem se candidatar estudantes universitários (graduação ou pós-graduação), docentes e técnicos-administrativos ligados a Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de todo o Brasil.

Mas os alunos de graduação deverão estar cursando, no máximo, o sexto período do curso, quando da convocação para concessão da bolsa.

Os aprovados e convocados vão realizar avaliação da acessibilidade dos materiais e recursos educacionais em formato digital, conforme os requisitos especificados nos Editais do PNLD.

O cadastro de reserva será formado com base nos seguintes critérios de classificação: possuir experiência nas áreas de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual na educação; possuir curso sobre as diretrizes de acessibilidade para conteúdos na web; ter formação acadêmica na área de audiodescrição; possuir curso ou conhecimento de navegação com NVDA; ter experiência em análise de acessibilidade digital.

É requisito também possuir habilidades em softwares de edição de texto e de planilhas eletrônicas voltados ao uso acadêmico e profissional.

A bolsa mensal a ser paga vai considerar a complexidade do material analisado e a natureza da atividade executada na análise da acessibilidade digital dos materiais e recursos educacionais digitais.

Por isso, a definição do valor seguirá um critério de produtividade, com valores a partir de R$ 100 pagos por obra analisada, respeitando o limite máximo de R$ 7.200 por mês.

1. Clique aqui para acessar o edital para Analistas em acessibilidade digital;
  2. Para se inscrever, acesse aqui!
ANALISTA DE VALIDAÇÃO E ATRIBUTOS

O segundo edital (também com 300 vagas) é para o quadro de analistas de validação e atributos editoriais dos materiais e recursos educacionais digitais do Projeto de Inteligência Aumentada do NEES, no âmbito do PNLD.

Desse total, 30% das vagas são para cotas, sendo 20% destinadas a pessoas negras (pretas e pardas) e 10% a pessoas com deficiência (PcD).

Nesse edital, as 300 vagas são destinadas exclusivamente para alunos de graduação da Ufal e que estejam cursando no máximo o sexto período do curso.

O trabalho será remoto e com carga horária semanal de 20 horas. A bolsa mensal é de R$ 1.080, com contrato de um ano, podendo ser renovado por igual período.

Os selecionados vão realizar avaliações dos materiais e recursos educacionais digitais, conforme os requisitos especificados nos editais do PNLD. O candidato deve possuir computador com acesso à internet e ter habilidades em softwares de uso acadêmico e profissional.

1. Clique aqui para acessar o edital para Analistas de validação e atributos editoriais;
  2. Para se inscrever, acesse aqui!