Entre os dias 6 a 10 de março, representantes do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais participaram de atividades em Cambridge, Massachusetts.

A visita à Universidade Harvard começou na segunda-feira (6) e percorreu por toda a semana, com maratonas de palestras, debates, planejamentos e troca de conhecimentos entre professores e pesquisadores. A visita contou com uma aula de mestrado do professor Seiji Isotani (professor visitante na Universidade de Harvard e professor do ICMC/USP, de São Carlos), e a presença do professor Ig Ibert Bittencourt (Universidade Federal de Alagoas), pesquisador do NEES que atualmente está como pesquisador visitante em Harvard. Ainda neste primeiro momento, Thomaz Veloso (Universidade Federal do Ceará) apresentou o projeto Rede de Inovação para Educação Híbrida, parceria do NEES com o Ministério da Educação (MEC). Em seguida, Alessandra Debone (Pesquisadora e Consultora em Projetos de Tecnologia Educacional) palestrou sobre o programa pró-equidade, que visa promover equidade nos projetos do NEES, destacando que ele pretende chamar a atenção para a equidade de oportunidades. O professor e pesquisador Thiago Cordeiro (Universidade Federal de Alagoas) divulgou o projeto Sistema de Alerta Preventivo (SAP), outra parceria do NEES com o MEC, apresentando dados sobre a disponibilidade de dispositivos com acesso à internet a estudantes brasileiros.

No segundo dia da missão, terça-feira (7), a comitiva foi visitar o Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), local o qual foram criados projetos como o Scratch, uma ferramenta de ensino da lógica de linguagem de programação, e o Lifelong Kindergarten, projeto que visa criar um ambiente parecido com o jardim de infância, que estimula a criatividade, exploração e autonomia. A visita foi guiada por Leonardo Burd (MIT) e Ann Valente (MIT) que apresentaram o local, falaram sobre a história, as pesquisas e as atuações atuais. Leonardo Burd, diante da sua atuação no Media Lab, fez então a apresentação do Lifelong Kindergarten, que tem como objetivo criar uma “comunidade de práticas”, para que as pessoas se organizem com um objetivo em comum e assim poderem trocar experiências. Essa comunidade é facilitada por algumas estratégias, como a disponibilidade de um portal para compartilhamento de conteúdos, fórum para discussão e eventos periódicos.

O referido projeto também tem núcleos, onde cada um tem autonomia para desenvolver atividades para promover o trabalho do Lifelong Kindergarten, gerando compartilhamento de materiais no portal e debates no fórum de discussão. Porém, Burd explicou que existe uma curadoria para selecionar os materiais que ficarão disponíveis publicamente. Essa avaliação segue os seguintes critérios: se o material que está sendo analisado é inovador, se é relevante (para o ensino criativo) e se é escalável (se pode ser feito com muitas pessoas e se o custo para aplicação é baixo). Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Com o término das apresentações, discutiu-se as semelhanças do projeto com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, assim como o compartilhamento de experiências e lições aprendidas para serem aplicadas na Rede de Inovação para Educação Híbrida, o Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Ainda no segundo dia de visitas, a equipe do NEES visitou a Harvard School of Engineering, local onde é possível encontrar o primeiro computador programável que foi criado em Harvard e o código que Bill Gates gerou enquanto aluno da universidade. Professor Flavio Calmon acompanhou a equipe no local e recebeu informações da atuação do NEES, especificamente sobre o projeto de correção textual, apresentado pelo professor Rafael Ferreira (Universidade Federal Rural de Pernambuco), sobre o projeto Sistema de Alerta Preventivo (SAP), explicado pelo professor Tiago Cordeiro (Universidade Federal de Alagoas) e sobre o Sistemas Tutores Inteligentes, voltados ao ensino de matemática, descrito pelo professor Valmir Macario Filho (Universidade Federal Rural de Pernambuco).

À noite, em um jantar oferecido pelos professores Seiji Isotani e Ig Ibert Bittencourt, foi discutido o ChatGPT (sistema que atua com processamento de linguagem natural) e a Dawn AI (tecnologia de inteligência artificial generativa). O intuito era discutir o impacto do ChatGPT na educação atual, sendo o foco o debate sobre se o sistema é capaz de aprender, sobre as implicações éticas, os impactos esperados em algumas áreas e os possíveis riscos do uso do sistema.

Já na quarta-feira (8) pela manhã, a equipe do NEES conheceu mais laboratórios de Harvard e à tarde visitou o Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL), um centro de pesquisa global que trabalha para reduzir a pobreza, garantindo que as políticas públicas sejam informadas por evidências científicas, realizando avaliações de impacto aleatórias para responder a perguntas críticas na luta contra a pobreza. Em 2019, inclusive, o Prêmio Nobel de Economia foi concedido aos cofundadores do J-PAL, Esther Duflo e Abhijit Banerjee, e ao afiliado de longa data do J-PAL, Michael Kremer, por sua abordagem experimental para aliviar a pobreza global. No local foram feitas apresentações pela equipe do NEES sobre os projetos desenvolvidos no contexto de atuação do J-PAL, visando a colaboração, contribuição e criação de projetos em conjunto.

Na manhã de quinta-feira (9) foi marcada pelo encontro da equipe do NEES com um estudante de mestrado idealizador da empresa Pro Dream, que tem um produto chamado Writing Pal que busca ajudar estudantes a fazer aplicações para universidades. A empresa usa a tecnologia de inteligência artificial generativa para disponibilizar textos de acordo com parâmetros predefinidos. No mesmo dia, a equipe também teve um momento de conversa com alunos do professor Seiji Isotani, onde os alunos falaram sobre as atividades que desenvolviam nos cursos deles e escutaram sobre os projetos do NEES, despertando conversas sobre possíveis colaborações.

A sexta-feira (10) ficou reservada para os representantes do NEES conhecerem o Project Zero, que está ativo há 50 anos buscando a aprimoração da educação de forma criativa. A pesquisadora chefe do projeto, a professora Mara Krechevsky (Harvard University), foi a responsável em apresentá-lo. Ela destacou as iniciativas e os trabalhos desenvolvidos pelo projeto. A equipe do NEES fez então a apresentação sobre a Rede de Inovação para Educação Híbrida e discutiu com a equipe do Project Zero os trabalhos dos dois projetos.

Representantes do NEES presentes em Harvard:

  • Alessandra Debone (Pesquisadora e Consultora em Projetos de Tecnologia Educacional);
  • Diego Dermeval Matos (Universidade Federal de Alagoas);
  • Leonardo Marques (Universidade Federal de Alagoas);
  • Rafael Ferreira (Universidade Federal Rural de Pernambuco);
  • Ranilson Oscar Araújo Paiva (Universidade Federal de Alagoas);
  • Thiago Cordeiro (Universidade Federal de Alagoas);
  • Thomaz Veloso (Universidade Federal do Ceará);
  • Valmir Macario Filho (Universidade Federal Rural de Pernambuco).

 

NEES Comunicação