Pular para o conteúdo

NEES amplia presença em Alagoas com nova unidade no Instituto Federal de Alagoas

15 de outubro de 2025

*Com informações da Ascom do IFAL

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) deu mais um passo importante em sua trajetória de expansão e fortalecimento da pesquisa, desenvolvimento e inovação em Alagoas. Nesta terça-feira (14), foi formalizada a instalação do NEES/Ifal, unidade do núcleo no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), resultado de uma parceria estratégica entre o NEES, o Ifal e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Com a nova unidade, o NEES amplia seu alcance e capacidade operacional, consolidando-se como uma das principais redes de pesquisa colaborativa de Alagoas. O NEES/Ifal funcionará como braço complementar do núcleo sediado na Ufal, reforçando o compromisso de promover soluções tecnológicas e sociais voltadas a políticas públicas e ao desenvolvimento educacional.

“Aumentamos a capilaridade do NEES e ampliamos as chances de captação de mais projetos. Atuamos hoje com pesquisadores e bolsistas de mais de 50 instituições nacionais e internacionais. Essa parceria com o IFAL fortalece ainda mais nosso compromisso com a educação e a inovação”, destacou o diretor executivo do NEES, Edmilson Fialho

O reitor da UFAL, Josealdo Tonholo, destacou o trabalho realizado pelo NEES como um exemplo de qualificação científica e impacto social. “O NEES reúne pesquisadoras e pesquisadores alagoanos de excelência. O impacto disso é expressado nos papers publicados e na aderência das pesquisas”, afirmou Tonholo.

O reitor do Ifal, Carlos Guedes, destacou que a formalização do convênio representa um marco para o Instituto.  “A presença do NEES no Ifal vai ampliar nossa capilaridade, com mais pesquisadores trabalhando”, disse o reitor.

“Atuamos em oito projetos de grande porte do NEES, com o desenvolvimento de plataformas no âmbito nacional. Destaque, por exemplo, para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o PNLD”, comentou o professor do IFAL Flávio Medeiros, que leciona no campus Maceió.  

O NEES tem hoje 42 bolsistas que são do instituto federal. “Com essa nova unidade, nossa perspectiva é ampliar a participação de professores, alunos e técnicos do IFAL nos projetos e ações do NEES”, afirmou Flávio.

Matérias Relacionadas

Traduzir