Pular para o conteúdo

NEES, através da RIEH, coordena pós-graduação para gestores de escolas públicas de ensino médio

9 de maio de 2025

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) colabora com mais uma importante política pública voltada ao fortalecimento e melhoria da educação básica. O governo federal vai oferecer pós-graduação em gestão da escola pública de ensino médio, com projeção de formar cerca de 40 mil diretores e coordenadores pedagógicos de escolas estaduais. O NEES atuará nessa especialização por meio da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH).

O curso será ofertado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), operacionalizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  O NEES divide a coordenação da especialização com a Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (CIED), órgão da UFAL.  

A pós-graduação lato sensu em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM) será no formato EAD. Vai usar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que foi customizado pela RIEH. A previsão do Ministério da Educação (MEC), é começar a primeira turma em agosto, com mais de nove mil educadores. 

SEMINÁRIO

Na última segunda-feira (05), em Brasília, representantes do MEC, da Ufal e do NEES  realizaram reunião técnica e preparatória para a oferta da especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio.

Também nesta semana, na terça-feira (06), o MEC promoveu o seminário “A Gestão da Escola Pública no Ensino Médio em Debate”. O evento reuniu representantes de secretarias estaduais de Educação e das instituições públicas de educação superior (IPES) credenciadas na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Além de qualificar o debate sobre a Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem), o seminário serviu para aproximar as redes de ensino e as IPES a fim de delinear o cronograma e os pólos em que serão ofertadas as vagas da primeira oferta do curso de especialização. 

Os participantes discutiram o melhor cronograma para o início da oferta do curso e quais os pólos mais estratégicos por região, considerando o mapa de demanda de vagas elaborado pelo MEC.  

Coordenador Geral da RIEH e pesquisador do NEES, Ibsen Bittencourt foi um dos convidados do painel “Inovações no Moodle para a oferta do GEPEM”. Também a professora Joseany Rodrigues Cruz (RIEH/IF Goiano). O trabalho de produção de material dessa especialização está sob a coordenação pedagógica da professora Daniela Lima, também integrante do NEES e da RIEH. 

(Com informações da Ascom da RIEH e do MEC)

Matérias Relacionadas

Traduzir